Tim clark e seu Atlas of the Habitual

da-do:

  1. Elemento, quantidade conhecida, que serve de base à resolução de um problema.
  2. Cada um dos princípios, em que assenta uma discussão.
  3. Elemento, base, para a formação de um juízo: não tens dados para tal afirmação.

A palavra dado, referente a informação, quase automaticamente nos remete a uma relação fria, limpa, direta, estudada e quase indubitável com uma informação. Usada muito frequentemente para agregar credibilidade à uma notícia, por exemplo, de tão formal que se tornou seu entendimento comum. Mas o quanto nós conseguimos nos relacionar com esses números/frases tão pouco humanos?

Uma campanha americana que tentava conscientizar a população em relação à segurança no trânsito apelou para uma dramática abordagem onde usou unicamente o número de mortes por acidente de carro num período de tempo (um dado) e nada mais. 363,839. Um número enorme e preocupante, realmente, porém ainda assim, pode ser difícil parar para inferir que esse número se refere a pessoas, a vidas. Apenas mais um número descartável como todos os outros que passam no nosso dia a dia.

Sem título

Como tornar esses dados mais humanos? Como lembrar que por trás deles existem subjetividades? O trabalho Atlas of the Habitual, do artista Tim Clark, utiliza da técnica de Lifelog (saiba mais aqui) para agregar pessoalidade à informações.

Este é um mapa simplificado da cidade de Bennington, USA.

blank

Este é um caminho percorrido pelo artista na cidade.

december

Este é o caminho percorrido pelo artista com sua amiga Carrie.

carrie

Enquanto o primeiro mapa não tem nada de pessoal, principalmente se você nunca foi ou ouviu falar de Bennington, o terceiro  já é carregado de humanidade. Podemos nos perguntar quanto tempo passaram juntos, a que lugares foram, qual o grau de intimidade dos dois, do que gostam de fazer e mais um leque de perguntas que tiveram como gatilho um mapa com uma rota.

O Atlas of the Habitual, cataloga várias rotas separadas em experiências como “O final de semana com meus pais”, “Roupas de baixo sujas”, lugares onde o sinal de internet não funciona bem e o período pós término de namoro do artista. Esses mapas divididos por experiências estão disponíveis em um site com comentários do autor e a distância total percorrida.

atlasgridweb600