A Evolução da Confiança

Simulação criada por Nicky Case em 2017 mostra como se gera confiança ou desconfiança em uma sociedade. Através da criação de situações hipotéticas e da demonstração da teoria dos jogos, o site possibilita ao usuário brincar com as diferentes possibilidades, cooperando com o outro jogador ou trapaceando.

Ao acessar a plataforma, o usuário é confrontado com a seguinte situação: na sua frente há uma máquina de colocar moedas e outro jogador. Se ele inserir uma moeda, o outro ganha três – e vice versa. Ele pode fazer uma escolha: COOPERAR (colocar uma moeda) ou TRAPACEAR (não colocar uma moeda).

A partir dessa situação, criam-se vários jogos, com diversos personagens que possuem estratégias e modos de pensar diferentes. Através do confronto entre os atores diversas vezes, a população vai sofrendo um processo de “seleção natural”, em que os mais fracos são eliminados e os mais fortes se reproduzem, critério que varia de acordo com cada cenário.

Esse fenômeno é representado graficamente a partir de uma teia conectando os personagens, na qual cada tipo de jogador é representado por uma cor e um chapéu diferente e a quantidade de moedas é representada numericamente ao lado de cada um, alterando de acordo com o desenrolar do jogo. As animações são essenciais para essa visualização, já que há um fluxo contínuo de personagens se reproduzindo e sendo eliminados, criando novas configurações para essa comunidade.

Através dessas distintas visualizações é possível entender diversas situações de confiança e desconfiança, em que são considerados critérios como tipo de personalidade dos personagens e recompensas por cada escolha. Além disso, é possível alterar parte das regras do jogo, como número de rodadas em que os jogadores jogam entre si, quantos jogadores serão eliminados e reproduzidos a cada rodada e qual é a possibilidade de haver acidentes ou falhas na comunicação.

Ao simular diferentes personalidades e suas formas de pensar no jogo, Nicky Case retrata como se cria um espaço de confiança – ou não. Ele mostra como as pessoas criam um ambiente a partir de suas ações e a influência desse mesmo ambiente nas atitudes de seus próprios atores.

Projetar as visualizações a partir de uma lógica lúdica de jogabilidade, criando uma narrativa contínua e bem estruturada, trouxe uma abordagem didática ao conteúdo, contribuindo para a compreensão do público.

O jogo tem duração de aproximadamente 30 minutos e pode ser acessado aqui. Com versão original em inglês, a simulação hoje conta com traduções em mais de 20 idiomas, incluindo o português.