Precisão e complexidade dos dados sobre a COVID-19 no jornal o Globo

Com o passar da quarentena milhares de visualizações de dados foram criadas afim de informar o real estrago criado pelo novo coronavírus, como podemos observar em outras publicações do blog do LabVis. Mas será que isso é o suficiente para poder informar mais a fundo? Como forma de aprofundamento em dados sobre o COVID-19, o jornal O GLOBO vem tentado educar e introduzir temas aos leitores com visualizações de dados mais rebuscadas e complexas.

A primeira etapa observada é adesão da “média móvel de 7 dias” em suas visualizações, que se trata de uma verificação de cada ponto da série de dados uma média entre o número verificado no próprio dia e os números dos seis dias anteriores. O cálculo é um recurso estatístico que permite visualizar tendências de dados, eliminando assim o “ruído” causado pela redução nos avisos de morte devido à falta de funcionários durante o fim de semana.

Outra etapa é a forma de exibir um cenário mais recente, o painel do GLOBO oferece uma chave que troca a visualização de mortes por Covid-19 para a de casos da doença, incluindo os não letais. O recurso pode ser útil para indicar uma tendência mais fresca da epidemia, ainda que requeria uma interpretação mais crítica, pois depende da capacidade dos estados de testar pacientes com sintomas no espectro mais leve da doença.

O painel inclui ainda os dados nacionais de Covid-19 no Brasil, que já vinham sendo exibidos em outras ferramentas do O GLOBO. Você pode conferi-lo clicando aqui.