Quatro visões de um mesmo Queen

Uma das bandas mais icônicas e famosas de todos os tempos o Queen, criado na década de 1970 é um verdadeiro fenômeno. Recordistas de vendas no cenário mundial, é uma banda de som eclético, que mistura vários elementos e que coleciona clássicos, conhecidos por verdadeiras multidões. Em seus discos, o Queen fala de amores, conquistas e outros fatos da vida, com letras compostas pelos quatro integrantes, cada qual com seu estilo e visão. Em cima disto, um grupo de designers desenvolveu o infográfico ‘Queen, Four Visions’ que trás uma análise sobre as composições da banda.

img1

No infográfico, os designers buscavam encontrar o tema principal que costuma aparecer nas composições do Queen e para isso, analisaram cada música, utilizando um software de contagem de palavras para determinar as cinco palavras mais utilizadas pelos músicos, sendo estas: love (amor), time (tempo), life (vida), world (mundo) e heaven (céu), que são utilizadas em frequências diferentes pelo autor de cada uma delas.

Um fato que observaram foi que a maioria das letras foi composta de forma individual, na visão de um dos integrantes, mostrando quatro visões de um mesmo Queen.

O gráfico foi organizado de forma a mostrar quais músicas que contém as palavras mais utilizadas e quantas músicas dentro de um mesmo álbum contém a mesma. Na parte superior (acima da palavra), estão listados todos os álbuns da banda e as músicas, que são representadas por círculos não preenchidos. Caso a palavra analisada apareça na música, o círculo da mesma então se torna preenchido.

img2

Na parte inferior (embaixo da palavra em destaque), estão localizadas as músicas, organizadas de acordo com o álbum ao qual pertencem, do mais antigo para o mais novo. Cada compositor é representado por uma cor diferente e música é associada ao mesmo por meio de linhas coloridas, que se tornam mais finas e mais espessas de acordo com a ocorrência da palavra que foi analisada. Quanto mais vezes a palavra aparece na letra da música, mais espessa a linha se torna.

img3

No canto do gráfico é possível encontrar uma pequena tabela com valores numéricos para as espessuras das linhas e a ordem da cronologia dos álbns, que na parte inferior do infográfico  vai de cima para baixo em ordem crescente.

img4

via: Visualizing.orgSorry, this post is only available in Portuguese