Pokemon Palettes- um novo jeito de explorar a beleza do universo de Pokemon

Um problema que muitas pessoas encontram na hora de trabalhar com gráficos é a concepção de uma combinação de cores que seria ideal. Muitas vezes uma seleção de cores mal utilizada vai obscurecer, atrapalhar e confundir a compreensão de um bom gráfico. Embora haja uma forte composição estética no uso das cores, o uso correto delas na apresentação de informações é essencialmente ligado à função: O que a informação busca transmitir e como (ou se) a cor pode melhorá-la.

Pensando nisso Gus Clover, designer recém graduado da Universidade de Washington, criou um site que une um fetiche comum a vários designers e fãs inseridos no meio nerd : o pokepalletes.com .

Reconhecendo que o não tão simples design de Pokemon exige uma combinação incrível de talento e criatividade – já que ilustrar criaturas derivadas de tudo, desde bichos da floresta a criaturas místicas e até utensílios de cozinha (tudo dentro de um complexo sistema de elementos e um número limitado de pixels para serem utilizados) não é um trabalho fácil – Clover decidiu reunir em um extenso catálogo um número considerável de pokémons com suas cores dissecadas em uma paleta hexadecimal, dividida de acordo com a prevalência das cores.

O designer gráfico Jahn Johansen também criou um algoritmo que facilitaria essa nova forma de visualização dissecando em um mini- arco-íris de cores individuais que podem ser aplicadas a cada Pokemon , exibindo-as de forma conveniente em um gráfico de pizza.

(aliás o código está disponível neste link se você estiver interessado em aplicar as paletas de pokemons a seus trabalhos)

Num universo digital que aparenta simplicidade mas que está repleto de segredos, desde passagens e pokémons escondidos até erros de código e significados subliminares para aspectos simples de um jogo que é direcionado para o público infantil, é adicionada agora uma percepção um tanto mais óbvia mas que ainda acrescenta mais complexidade e detalhamento ao jogo.

Essas ferramentas, vindas do intuito de buscar inspiração em meios de interesse comuns, se fazem extremamente úteis na composição de peças gráficas como sites e infográficos, pois além de balancear noções básicas de estética para aqueles que se encontram indecisos quanto às escolhas certas, possibilitam também uma empatia e melhor visualização das informações apresentadas e assim uma compreensão mais direta do que elas querem transmitir.