Hubway: resultados do transporte alternativo

As visíveis consequências da poluição atmosférica causada por veículos movidos a combustíveis fósseis, o estresse oriundo de horas perdidas dirigindo em engarrafamentos ou esmagado em um transporte coletivo qualquer, são o outro lado da moeda de uma possibilidade mais verde e saudável que é pedalar diariamente para os compromissos; trabalho, faculdade e mesmo lazer. Com isso, os serviços de aluguel de bicicletas tornaram-se muito populares ao redor do mundo nos últimos anos.

Um desses serviços é o Hubway, um sistema de aluguel operante m Boston (EUA), mostra excelentes resultados, dentro de sua proposta de economizar tempo dos usuários. E os mostra da melhor forma possível, na visualização intitulada “A Network Analysis of Hubway“.

O objetivo principal é quantificar o impacto do Hubway, comparando a expectativa de tempo gasto pelas bicicletas com dados históricos de tempo gasto no transporte público ou a pé. Os dados foram obtidos através do serviço americano de informação GTFS. A diferença de tempo gasta entre os meios é então calculada e podem ser visualizadas ao posicionar o cursor sobre a área de interesse. O filtro do site permite a seleção do destino que deseja-se visualizar.

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Visão geral, sem filtros ativados

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Filtro de destino ativado, de Cambrige St a Joy St.

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Já a segunda visualização do projeto funciona como uma proposta ao usuário, e não mostra apenas as possibilidades das bicicletas. São estipulados possíveis padrões de trajetória individuais (qual rua um sujeito caminharia, em qual ponto pegaria um ônibus); e considerando todas paradas e estações do transporte público, tempo gasto na viagem, número de paradas ou trocas de veículos para chegar ao objetivo, é criado o comparativo com outros meios de transporte – principalmente as bicicletas. Esta visualização não possui visão geral, e deve ser navegada pelos seus filtros.

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As trajetórias partem do centro. Cada fatia “central” indica um local de transferência (um terminal rodoviário, uma estação de VLT) para as paradas “finais”, que estão representados nas fatias da borda externa do gráfico, que podem ser outros pontos de transporte público ou postos Hubway. O tamanho de cada fatia externa indica o número de possíveis destinos que aquela última parada possui.

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Uma estação que é ponto de partida para outros meios de transporte possíveis.
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A “South Station” mostra, em roxo, o principais destinos que possui e um comparativo de tempo gasto tomando cada um dos transportes possíveis,

São apresentados então os resultados dos serviços das Hubways, que teve 513,733 viagens (apenas de ida) realizadas e afirma ter poupado 45,218 horas da vida de todos os seus usuários, isso até o período de setembro de 2012. Tanto na primeira quanto na segunda visualização é possível filtrar para ver o número de viagens e o tempo pouco especificamente  de determinados trajetos.