Resumo:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma escultura de dados, seguido por nossas reflexões inspiradas na metodologia Research through Design (RtD) e no modelo de criatividade artística baseado em processos de Dahlstedt. Utilizamos a noção de negociação entre conceito e representação material para refletir sobre a ideação, o processo de design, a produção e a exibição de “Slave Voyages” – um conjunto de esculturas de dados que retrata o tráfico de escravos da África para o continente americano. O trabalho foi inicialmente produzido como um trabalho de fisicalização para o curso de Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é abrir a discussão sobre representação e negociação de materiais no processo criativo de fisicalização de dados.
Como citar ABNT:KOSMINSKY, Doris; DE OLIVEIRA, Douglas Thomaz. Slave Voyages: Reflections on Data Sculptures. IEEE Computer Graphics and Applications, v. 41, n. 1, p. 65–73, 2021.
Abstract:
This pictorial presents the development of a data sculpture, followed by our reflections inspired by Research through Design (RtD) and Dahlstedt’s process-based model of artistic creativity. We use the notion of negotiation between concept and material representation to reflect on the ideation, design process, production, and the exhibition of “Slave Voyages” – a set of data sculptures that depicts slave traffic from Africa to the American continent. The work was initially produced as an assignment on physicalization for the Design course at the Federal University of Rio de Janeiro. Our aim is to open discussion on material representation and negotiation in the creative process of data physicalization.
Artigo publicado na IEEE Computer Graphics and Applications (Volume: 41, Issue: 1, Jan.-Feb. 2021)