Ano: 2018

Democratizando Dados de Energia Aberta para Discursos Públicos usando Visualização

Tipo: Demo
Ano: 2018

Para esta demonstração, mostraremos duas visualizações interativas: Energy Futures e Pipeline Incidents. Projetamos e desenvolvemos essas visualizações como parte de uma iniciativa de dados abertos que visa criar visualizações de dados interativos para ajudar a tornar os dados de energia do Canadá acessíveis ao público, transparentes e compreensíveis. Este trabalho foi realizado em colaboração com o Conselho Nacional de Energia do Canadá (NEB) e uma empresa de desenvolvimento de software de visualização, a VizworX.

Demonstração publicada no CHI EA ’18 Extended Abstracts of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. ACM New York, NY Montreal, Canada (2018).

Autores:

Doris Kosminsky et al.

Palavras chave:

Descobrindo o mapeamento de dados de uma visualização desconhecida

Tipo: Poster
Ano: 2018

Este pôster explora um exercício de mapeamento de dados que concluímos para extrair um mapeamento de dados de uma visualização desconhecida e determinar o processo que seguimos ao fazê-lo. O exercício foi concluído usando uma visualização das importações e exportações de produtos energéticos de e para o Canadá. Não tínhamos conhecimento prévio do conjunto de dados usado. Nosso processo incluiu explorar a visualização, extrair os mapeamentos de dados diretos, colaboração e estruturação visual do mapeamento extraído. Extrair os mapeamentos de dados de visualizações complexas pode ser um processo difícil. Ao determinar as etapas pelas quais um mapeamento de dados pode ser extraído e compartilhar essas descobertas, a comunidade pode ajudar a determinar a melhor abordagem para extrair mapeamentos de dados de visualizações complexas. Este exercício contribui para a nossa compreensão de como as pessoas extraem significado do mapeamento de dados em uma determinada visualização. Esse entendimento crescente pode ser usado para influenciar o design de ferramentas de exploração e extração de dados. Os resultados podem ser aplicáveis ​​para ajudar os indivíduos a ler visualizações complexas e obter uma compreensão mais completa de seus dados.

Poster publicado nos Anais do IEEE VIS: Visualization & Visual Analytics (2018)

Autores:

Doris Kosminsky et al.

Palavras chave:

Existência Numérica

Tipo: Livro
Ano: 2018

O projeto Existência Numérica foi selecionado no Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2017 e integrou a programação de nosso espaço a partir de setembro de 2018, mês que começou com a tragédia que devastou o Museu Nacional, um dos maiores patrimônios históricos e culturais do Brasil. A coincidência de tempos pode ser encarada como uma oportuna sincronia que nos convida a refletir sobre a importância da geração, da preservação e da disseminação de conhecimento.

O Oi Futuro é um centro cultural e também um museu — o Museu das Telecomunicações detém o maior acervo do setor do país — e, desde a criação, investe em pesquisa, fomento e apresentação de obras voltadas a artes, ciência e tecnologia. Da abertura, em 2005, aos dias de hoje, viemos promovendo a convergência entre várias áreas de conhecimento e a multiplicidade das expressões artísticas da atualidade.

Existência Numérica teve como curadora Doris Kosminsky, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e foi resultado de intensa investigação sobre a complexidade da visualização de dados e suas aplicações no universo das artes visuais. Nessa coletiva, artistas do Brasil e do exterior exibiram trabalhos nos quais utilizam números e estatísticas para desenvolver sistemas criativos, mensurando realidades como o uso de bicicletas em grandes cidades, os fluxos migratórios no Rio de Janeiro e o investimento em ciência e tecnologia no Brasil.

A mostra pôde ser visitada entre os dias 17 de setembro e 18 de novembro de 2018 e atraiu milhares de visitantes, que, invariavelmente, ficaram impactados não só pela plasticidade das obras, mas também pela surpreendente facilidade com que liam informações e algarismos. Agora, registros desse projeto de excelência estão reunidos neste novo volume da Coleção Arte & Tecnologia.

Com a realização da exposição Existência Numérica e com seu desdobramento neste livro, o centro cultural Oi Futuro tenta responder, de maneira singular, ao desafio de atender às demandas da arte contemporânea, da sociedade e dos cidadãos.

Autores:

Doris Kosminsky, Barbara Castro, Luiz Ludwig

Palavras chave:

Cartograma hexagonal hierárquico: em direção a um mapa temático do Brasil

Tipo: Artigo
Ano: 2018

A popularidade e disponibilidade de ferramentas digitais impulsionaram o uso de mapas temáticos em infográficos e visualizações de dados. Ao contrário dos mapas de uso geral, os mapas temáticos têm como objetivo comunicar a distribuição espacial de um determinado tópico ou tema, como densidade populacional, preferência do eleitor ou renda. Como os mapas temáticos têm sido mais frequentemente estudados e adaptados para países europeus e norte-americanos, alguns deles precisam de ajustes para representar adequadamente os estados brasileiros, de acordo com suas necessidades. O objetivo deste artigo é apresentar o cartograma hexagonal hierárquico, que representa os estados brasileiros em um formato geográfico normalizado usando escalas de cores de um único tom para mostrar a magnitude. Demonstramos seu uso mapeando as notas médias obtidas por alunos de todos os estados brasileiros em um exame nacional denominado ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Artigo publicado na Revista Infodesign (Volume 15, número 1, 2018)

Autores:

Moises Colares Barreto, Doris Kosminsky, Claudio Esperança

Ano da publicação