O projeto Existência Numérica foi selecionado no Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2017 e integrou a programação de nosso espaço a partir de setembro de 2018, mês que começou com a tragédia que devastou o Museu Nacional, um dos maiores patrimônios históricos e culturais do Brasil. A coincidência de tempos pode ser encarada como uma oportuna sincronia que nos convida a refletir sobre a importância da geração, da preservação e da disseminação de conhecimento.
O Oi Futuro é um centro cultural e também um museu — o Museu das Telecomunicações detém o maior acervo do setor do país — e, desde a criação, investe em pesquisa, fomento e apresentação de obras voltadas a artes, ciência e tecnologia. Da abertura, em 2005, aos dias de hoje, viemos promovendo a convergência entre várias áreas de conhecimento e a multiplicidade das expressões artísticas da atualidade.
Existência Numérica teve como curadora Doris Kosminsky, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e foi resultado de intensa investigação sobre a complexidade da visualização de dados e suas aplicações no universo das artes visuais. Nessa coletiva, artistas do Brasil e do exterior exibiram trabalhos nos quais utilizam números e estatísticas para desenvolver sistemas criativos, mensurando realidades como o uso de bicicletas em grandes cidades, os fluxos migratórios no Rio de Janeiro e o investimento em ciência e tecnologia no Brasil.
A mostra pôde ser visitada entre os dias 17 de setembro e 18 de novembro de 2018 e atraiu milhares de visitantes, que, invariavelmente, ficaram impactados não só pela plasticidade das obras, mas também pela surpreendente facilidade com que liam informações e algarismos. Agora, registros desse projeto de excelência estão reunidos neste novo volume da Coleção Arte & Tecnologia.
Com a realização da exposição Existência Numérica e com seu desdobramento neste livro, o centro cultural Oi Futuro tenta responder, de maneira singular, ao desafio de atender às demandas da arte contemporânea, da sociedade e dos cidadãos.