Ano: 2013

Corporeal interval: sensory indeterminacy as the poetic bloom of interactive art

Tipo: Artigo
Ano: 2013

Artigo publicado nos anais de Re-new, apresentado em Copenhague, Dinamarca em 2013. (somente inglês)

A interatividade adiciona um novo nível sensorial à arte. A implementação do sistema sensorial artificial pode realçar o que antes foi discutido como um atributo natural humano, a indeterminação. Neste artigo, vamos discutir como a indeterminação inerente a cada um dos elementos constitutivos da experiência estética é um fator essencial no desenvolvimento da poética da arte interativa. Para este fim, os pensamentos de Henri Bergson do corpo humano como centro de indeterminação estão relacionados com a margem de indeterminação da máquina discutida por Gilbert Simondon. Inserida em uma pesquisa teórico-prática, esta reflexão repercute na conceituação de Em3, uma instalação interativa que ajuda a compreensão das idéias desenvolvidas ao longo do texto. Finalmente, a indeterminação da artista, obras de arte e observador vão delinear individual e coletivamente o conceito de intervalo corpóreo.

Autores:

Barbara Castro, Doris Kosminsky, Luiz Velho

Palavras chave:

Arquivo e banco de dados – Poética, ética e estética da visualização artística – Arte & Ensaios v.24

Tipo: Artigo
Ano: 2013

A partir do exemplo de obras que trafegam pelo conceito de arquivo, pela forma simbólica do banco de dados, e da constituição de visualizações, discutimos neste artigo as articulações desenvolvidas por esses modelos dentro do campo da arte; suas questões éticas e potencialidades estéticas e poéticas.

Corpo e Mídia: a experiência artística em um intervalo

Tipo: Dissertação
Ano: 2013

Dissertação de Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro defendida em março de 2013 pela linha Poéticas Interdisciplinares.

Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a interatividade como possibilidade de experiência artística. Procuramos abordar a arte como experiência através de uma perspectiva corporal, focando no contexto da arte e tecnologia. Neste processo, a arte interativa dotada de sistema sensorial artificial adquire relevância no processo de mediação com o público e também contribui para a experiência estética. Sua percepção difere da humana, permitindo um novo olhar sobre o corpo humano. Assim, a relação entre corpo e mídia é estabelecida a partir dos potenciais de indeterminação contidos em suas respectivas percepções. Como resultado da pesquisa teórico-prática, desenvolvemos uma instalação interativa que promove o encontro entre o corpo virtual do artista e o corpo físico do interator através da mediação da obra sensível, criando a experiência artística como um intervalo corpóreo.

CASTRO, Barbara. Corpo e Mídia: a experiência artística em um intervalo. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

Autores:

CASTRO, Barbara

Ano da publicação