Ano: 2019

Dos dados à matéria: experiências em esculturas de dados

Tipo: Artigo
Ano: 2019

Artigo publicado na Revista Diálogo com a Economia Criativa publicada pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio

Resumo do artigo:

A visualização de informações trata da representação visual e interativa de dados com o objetivo de ampliar a cognição. Apesar desta produção ter um maior foco na criação de visualizações funcionalistas e pragmáticas, tem se presenciado um avanço no campo das visualizações artísticas e também das visualizações físicas. Este artigo relata os desdobramentos de uma disciplina experimental de visualização física, ministrada no curso de Comunicação Visual Design da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os três melhores projetos realizados na disciplina são descritos, seguidos por uma análise que aponta a necessidade de ações específicas relacionadas à coleta e entendimento dos dados; elaboração descritiva do projeto; escolha e emprego de materiais; testes e avaliações quanto à transmissão de conhecimento e sentimentos despertados. Conclui-se que elaborar estes problemas será útil ao design de esculturas de dados.

Autores:

Doris Kosminsky, Douglas Thomaz de Oliveira, Luana Carolina da Silva, Eduarda Alves Isiris

Democratizando dados: A informação por meio do objeto

Tipo: Artigo
Ano: 2019

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um objeto informacional a ser empregado como ferramenta de auxílio para a democratização dos dados. Visa a criação de um objeto que comporte diferentes tipos de gráficos, no qual um público leigo possa, de forma instintiva, representar, manipular e analisar dados complexos, com intenção de despertar engajamento e discussões. Busca, ainda, incentivar o debate acerca do papel social que o designer pode desempenhar dentro do âmbito da democratização da informação, e aproximar o público leigo de dados cada vez mais complexos.

Autores:

Victória Sacagami, Carlos Carneiro, Doris Kosminsky

Ano da publicação