Visualização das publicações no Wikipédia

O projeto Wikipedia Worldwide foi projetado com o objetivo de analisar a distribuição geográfica das geo-referências marcadas em artigos do site, sendo separados por línguas permitindo que se tenha uma noção de onde se encontram a maioria das marcações por idioma. O aplicativo criado por Simon Schulz como um trabalho universitário retira seus dados do banco de dados geo-espacial do Wikipédia para marcar em um plano 2D os dados para aquela determinada língua.

Os dados foram retirados do site Wikilocation que oferece um banco de dados com todas as localizações presentes no Wikipédia. Os dados são enviados para a base de dados do Wikipedia Worldwide e renderizados em tempo real para criar o mapa através de uma localização criada através de uma escala de logaritmos.

O mapa interativo nos permite ver a distribuição de dados por língua, notando assim as áreas de maior acumulação de dados de cada idioma. Além disso, é possível se ver mais de uma língua ao mesmo tempo, se tendo uma visão geral dos dados do site. Outro fator importante é que ao clicar em um ponto do mapa você pode visualizar qual a publicação que possui aquele dado específico e pode abrir a página deste artigo.

Explore a versão interativa Aqui

wikipedia port