Todos os churrascos governamentais

No último domingo a população brasileira pode ir a urna para votar em seus candidatos entre prefeitos e vereadores de suas respectivas cidades. Então, em clima de eleições, trago um projeto realizado por Rodrigo Menegat e Vinicius Sueiro, dois designers de informação brasileiros que, em 2017, chamaram a atenção com uma visualização de dados sobre gastos governamentais com churrasco. 

Churrascos governamentais pode não ser um assunto amplamente debatido, mas foi enquadrado com perfeição neste projeto que trabalha um ponto de humanização incrível. O gráficos que alinha brasas de fogo se chama  jitterplot, ou seja, um método de dispersão com valores discretos em um de seus eixos. Enfim, fugindo do técnico, cada ponto representa um jantar comprado com dinheiro público. 

“Milhares de refeições superfaturadas estão sendo compradas pelo governo com dinheiro publico”

O desafio para o projeto, segundo Sueiro em seu portfólio, foi aproximar o conjunto de dados de tal maneira que os leitores se sentissem conectados. Ou seja, como poderiam humanizar os números tão abstratos. A solução encontrada foi a transformação que podemos ver acima, transformando pontos em cores que se sobrepõem e ficam mais fortes como brasas. Lembrando que o que foi queimado não foram apenas brasas de churrasco, mas também dinheiro público em gastos milionários em simples refeições. 

A maioria das compras foram feitas por entidades de defesa nacional, militares e funcionários do Ministério da Defesa, pelos cartões de crédito patrocinados pelo governo. Estes cartões se chamam Cartões de Pagamento do Governo Federal (CPFG) e são facilitados aos funcionários públicos a compra de suprimentos em caso excepcionais. A lei diz que os servidores públicos poderiam gastar apenas R$ 8 mil, porem muitos passaram deste limite e teriam de sofrer um processo licitatório completo. Do período de 2010 a 2017 foram feitas 2.297 compras fora do limite – e, dessas, 2.277 foram processos considerados confidenciais para “garantir a segurança da sociedade e do Estado”.

Por fim, este projeto recebeu o prêmio como Melhor Datavis Estrangeiro do Information Is Beautiful Awards – 2017. O reconhecimento foi instantâneo e podemos notar que quanto mais alta a chama, maior o seu preço.