The Flavor Connection

Comida é algo que todos precisamos para sobreviver. Nossa alimentação é o que nos fornece uma série de substâncias que não estão presentes em nosso organismo e que são necessárias a vida. Toda comida tem, além dessas substâncias, um sabor, que é dado por seus componentes químicos, que se repetem nos mais variados alimentos, mesmo que os sabores sejam diferentes.

 

É exatamente em cima disso que a visualização “The Flavor Connection” trabalha. Criada pelo Designer Jan Willem Tulppara a revista de ciências “Scientific American” a visualização mapeia as similaridades que existem entre os componentes de sabor de diferente alimentos.

 

Na visualização, cada comida é representada por um ponto azul, que é maior de acordo com a popularidade daquele alimento em especifico, sendo este dado obtido a partir de uma database com mais de 56.000 receitas. Alimentos similares são organizados em 14 colunas diferentes, listadas em ordem alfabética. Os alimentos são posicionados seguindo a direção das colunas e de linhas que representam o total de outros alimentos que compartilham compostos com os mesmos.

 

 

1 2

Linhas são utilizadas para conectar alimentos que compartilham os mesmos componentes. Quando os alimentos que compartilham componentes são de categorias diferentes, uma linha vermelha os une. Quando são alimentos de uma mesma categoria, é uma linha cinza que os conecta. O número de componentes compartilhados está representado pela grossura da linha que conecta os dois alimentos, se esta é mais grossa quer dizer que os alimentos compartilham um maior número de componentes.

 

3

 

Na visualização, é permitido ter uma visão geral ou selecionar uma das linhas, visualizando todos os alimentos da mesma e aqueles que tem componentes iguais aos mesmos. O gráfico a direita da visualização mostra os alimentos baseados no número de vezes que eles aparecem em numa receita dentro da database.

 

4

 

Via Information Aesthetic