Rastreando o surto de coronavírus com visualização de dados

Diversas incógnitas surgem durante os primeiros meses de qualquer problema de saúde global. Uma boa prática tomada pela contemporaneidade foi a geração de visualizações de dados. Estas sendo capazes de decodificar a capacidade de propagação do vírus, aumentar a conscientização e, por fim, entender seu impacto para uma melhor prevenção. 

Em dezembro de 2019, foi informado casos de pneumonia com causa desconhecida em Wuhan, China. Desde então, o novo coronavírus se espalhou em um surto global, infectando dezenas de milhares em todos os países, causando a doença respiratória aguda por COVID-19. A partir de então o SAS Visual Analytics, criou um dashboard com relatório que descreve a análise de status, localização, disseminação e tendência do coronavírus.

2019-20 Surto do Novo Coronavírus, acesse no seguinte link: https://tbub.sas.com/COVID19/

Os dados são atualizados diariamente e podem ser utilizado para:

  • A descoberta de novos casos nos últimos 10 dias, taxas de infecção do vírus, taxas de recuperação e taxas de mortalidade.
  • Para onde o vírus migrou, podendo comparar o epicentro, localizado na China, com o resto do mundo.
  • Analisar os casos confirmados para entender como a taxa de recuperação está mudando ao longo do tempo.
Casos confirmados separados por continente em um período de 10 dias

As informações básicas de diversos relatórios são incorporados a uma página Web, permitindo visualizar e interagir com os dados e mantê-lo atualizado com os números mais recentes. Os dados são completos e de diversas bases de dados para serem confirmados, toda a visualização depende de um alto grau de interatividade do usuário. Diversos tópicos podem ser explorados além dos descritos e o Dashboard realmente se mostra bastante completo para o esclarecimento acerca do vírus e também para o auxílio de combate a causa.