Mitos e equívocos sobre o coronavírus

As fake news mais contagiosas

Com a pandemia e o surgimento de dúvidas acerca do novo Coronavírus, apareceram também falsas notícias sobre curas, prevenções e mesmo sobre o próprio vírus. Com a necessidade de um esclarecimento sobre essa reunião de notícias e contraindicações, foi criada uma visualização interativa dentro do site Information is Beautiful. O projeto reuniu diversas fontes, contando com jornais conhecidos, sobre as ideias falsas, ou com falta de veracidade, da população.

Mitos e equívocos sobre o Coronavírus, acesse a visualização através deste link.

Muitos dos dados não foram mal intencionados, apesar de alguns terem a aparência de teorias da conspiração. Mas podemos deduzir que onde a informação não chega, os mitos se espalham mais rapidamente que o próprio vírus. Podemos visualizar uma análise sistemática das notícias, sendo diferenciadas por cores e ícones minimalistas. Podemos encontrar sete filtros, que não permitem a combinação entre si, sendo estes: curas, prevenção, propagação, diagnóstico, mortalidade, o vírus e diversos/variados. Todas as categorias englobam a pandemia e seus males, servindo para esclarecimento sobre incógnitas como se o Ibuprofeno realmente nos torna receptores ao COVID-19.

Como todos os projetos realizados pelo Information is Beautiful, os dados são abertos, também podem ser acessados explorados através de uma planilha Google.  

Apesar de ser uma visualização bastante simples e com poucos filtros, ainda é importante para o esclarecimento sobre o que não é publicamente discutido, mas repassado na internet. Seus links são para reportagens mais completas de jornais famosos, incentivados a não incitar comoções falsas e não comprovadas pela Organização Mundial da Saúde.