Ano: 2013

Corpo e Mídia: a experiência artística em um intervalo

Tipo: Dissertação
Ano: 2013

Dissertação de Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro defendida em março de 2013 pela linha Poéticas Interdisciplinares.

Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a interatividade como possibilidade de experiência artística. Procuramos abordar a arte como experiência através de uma perspectiva corporal, focando no contexto da arte e tecnologia. Neste processo, a arte interativa dotada de sistema sensorial artificial adquire relevância no processo de mediação com o público e também contribui para a experiência estética. Sua percepção difere da humana, permitindo um novo olhar sobre o corpo humano. Assim, a relação entre corpo e mídia é estabelecida a partir dos potenciais de indeterminação contidos em suas respectivas percepções. Como resultado da pesquisa teórico-prática, desenvolvemos uma instalação interativa que promove o encontro entre o corpo virtual do artista e o corpo físico do interator através da mediação da obra sensível, criando a experiência artística como um intervalo corpóreo.

CASTRO, Barbara. Corpo e Mídia: a experiência artística em um intervalo. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

Autores:

CASTRO, Barbara

Arquivo e banco de dados Poética, ética e estética da visualização artística

Tipo: Artigo
Ano: 2012

A partir do exemplo de obras que trafegam pelo conceito de arquivo, pela forma simbólica do banco de dados e a constituição de visualizações, discutiremos as articulações desenvolvidas por estes modelos dentro do campo da arte, suas questões éticas e potencialidades estéticas e poéticas.

Autores:

Doris Kosminsky

Palavras chave: , ,

Imagem e código: novos paradigmas para arte? – CIANTEC 2012

Tipo: Artigo
Ano: 2012

Artigo publicado no 5o. Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação. Inhotim – 2012

O avanço das mídias digitais vem modificando a nossa relação com o mundo, assim como a prática e a experiência artística. O emprego de software como elemento constitutivo da obra de arte nos leva a questionar o nível de conhecimento de programação necessário à prática do artista. No presente trabalho, discutiremos a relação interdisciplinar entre arte e computação a partir da análise de trabalhos artísticos e o envolvimento de seus criadores com a produção do código. Finalizaremos, comentando a nossa experiência no emprego de programação por estudantes de design e arte em nível de graduação e pós-graduação no Laboratório da Visualidade e Visualização (LabVis / EBA-UFRJ).

Autores:

KOSMISNKY, Doris; CASTRO, Barbara.

Integrarte: Digital Art Using Body Interaction – Expressive 2012

Tipo: Artigo
Ano: 2012

Artigo publicado nos anais da conferência Computational Aesthetics, apresentado em Annecy, França em 2012. (somente inglês)

Este artigo enfatiza a participação do corpo como um todo no processo interativo na arte. Abordamos o pós-modernismo e a condição pós-midiática, considerando o processo de remediação entre as mídias analógicas e digitais para repensar as possibilidades da arte interativa através dos novos meios tecnológicos. Focamos no corpo como uma mídia viva para introduzir o projeto INTEGRARTE, uma instalação sobre a experiência corporal através de visualizações e sonorizações do movimento.

Palavras chave:

Ano da publicação