Para que serve um roteador wireless?

Um roteador wireless tem por função identificar os computadores que a ele se conectam e organizar os dados que por ele trafegam. Mas normalmente os usuários não sabem muito bem o porquê daquele aparelhinho que pisca e tem uma antena.

O projeto Words of a Middle Man consiste em analisar essa comunicação que ocorre em sua rede e reinterpretar esses dados através de mensagens exibidas em seu display. Segundo os autores, o objetivo é “lançar uma luz na atividade e no conteúdo dos diálogos entre seres humanos e máquinas”.

O equipamento foi construído com um invólucro de placas de acrílico cortadas a laser, que foram posteriormente coladas e pintadas. Esse invólucro, além do roteador, comporta um display E-link, extraído de um Kindle da Amazon. O programa utilizado para ler e analisar os dados é executado em um computador externo, que través de uma conexão por cabo envia a resposta do processamento, que então é lida pelo Kindle que foi acoplado ao objeto.

O que torna esse trabalho interessante é o papel dado a um dispositivo normalmente esquecido. A partir desse projeto, o equipamento ativamente comunica sua função, transformando a rede de dados em algo mais vivo e perceptível para seus usuários.

Esse é um projeto criado por Christoph Steinlehner, Lino Teuteberg e Jeremias Volker na  University of Applied Sciences de  Potsdam (Alemanha). O conteúdo de sua página, infelizmente, é em alemão.

Para ver o vídeo sobre o projeto:

Fonte: Creative Aplications