O poder da interação na visualização de dados

Qual é a forma mais eficiente de passar informações em um evento científico? Será que o cartaz tradicional, com informações estáticas, ainda cumpre essa função? É a partir dessas perguntas que o estúdio alemão de ciência e design SciCom Lab inicia seu projeto. 

O tamanho e complexidade das pesquisas científicas aumentou muito ao longo das últimas décadas, assim como os avanços tecnológicos. A informação cresceu em tamanho, precisão e rapidez, necessitando de interfaces que possibilitem a sua divulgação. Um pôster clássico, por exemplo, não oferece todo o espaço e flexibilidade necessários para esses dados. Além do conteúdo transbordar – em gráficos, imagens, textos, mapas – ele é atualizado a cada instante, precisando de uma plataforma que possibilite essa constante renovação de informações.

Assim, a Scicom desenvolveu uma interface para realizar seus projetos: os “Next Generation Scientific Posters”- cartazes digitais e interativos a serem disponibilizados em totens em exposições ou lugares públicos. Dinâmicos e modernos, os pôsters são, como o estúdio descreve, um novo método de apresentar conteúdos científicos de forma atrativa, oferecendo ao usuário um acesso fácil aos conteúdos que, por sua vez, são mais compreensíveis graças à interação e às visualizações de dados.

Por meio de recursos variados de representação, essa “nova geração de cartazes” segue uma identidade visual inteligente e moderna, gerando uma atmosfera tecnológica que incita a curiosidade. Através da interatividade, o pôster se torna um lugar de exploração, em que o usuário investiga e percorre pelas informações na profundidade e ritmo que desejar. Essa autonomia instiga o leitor e faz com que ele se aproprie do conteúdo.

Os dados são ilustrados das mais diversas maneiras, utilizando recursos como mapas, tabelas, animações e modelos 3D. As visualizações usam representações literais dos elementos citados –  como é o caso do projeto Explore the Ocean, composto por milhares de garrafas plásticas – e os complementam com legendas e outros gráficos, que corroboram para a compreensão.

Sempre voltados para a fronteira entre ciência e design, os projetos da SciCom são fruto de um trabalho intenso de pesquisa profunda, trazendo informações relevantes e um design impecável. Suas visualizações já receberam diversos prêmios, como o Kantar Information is Beautiful Award e o iF Gold Award, e são referências que representam o potencial da área.

Os cartazes interativos criados pelo Science Communication Lab nos mostram mais um caminho em que a visualização de dados é essencial para a disseminação de informação. A interface, assim como todo o trabalho do SciCom, manifesta a importância da união do design com a ciência e a educação, e prova, mais uma vez, que área de visualização de dados tem um futuro promissor pela frente.