+ infográficos sobre dados da pobreza no Brasil

Este é o terceiro e último post que analisa os infográficos criados sobre a pesquisa do IPEA sobre a diminuição da miséria no Brasil. Imediatamente abaixo, vemos o infográfico publicado no Jornal O Globo em 14/07, dia seguinte à divulgação do trabalho do IPEA.

No post anterior apontamos algumas especificidades da televisão, neste caso observamos uma importante  característica da mídia impressa: a possibilidade de veiculação de um grande conjunto de informações, deixando a ordem de leitura a critério do leitor. O resultado final é um retrato bastante completo do assunto. Temos a definição de pobreza e miséria e a quantidade de pobres e miseráveis em cada ano (1995, 2008 e estimado para 2016) representados com bonecos (estilo isotype) de cores diferenciadas – preto para pobres e cinza para miseráveis. O número de pessoas que saiu da condição de pobreza e de miséria é destacado dentro de um círculo. Temos também o detalhamento dos dados por região e no Estado do Rio, de especial interesse para os leitores de O Globo. A única coisa que eu teria a sugerir, seria o emprego da mesma simbologia de cores na barra de títulos do comportamento por região (preto/pobreza; cinza/miséria). No mais, ótimo infográfico.

O último dos infográficos sobre o tema foi retirado do IG. Ele tem dois diferenciais em relação aos demais. Primeiro, tem alguma interatividade na exibição dos números que só aparecem quando passamos o mouse sobre a figura. Em segundo lugar, ele apresenta um comparativo com os dados do PIB. Os dados de miséria e pobreza são percentuais da diminuição e o do PIB, percentual da evolução. Os dados absolutos não são apresentados, mas funciona perfeitamente na sua proposta de apresentar a dissociação entre o aumento do PIB e a redução da pobreza.