Hoje é um bom dia para se dirigir?

O designer John Nelson elaborou uma série de visualizações de dados com o objetivo de avaliar os riscos de uma atividade que quase todos nós realizamos frequentemente: dirigir. As visualizações foram produzidas a partir de dados quantitativos e geográficos do número de mortes em acidentes de trânsito no período entre 2006 e 2010 nos Estados Unidos. O projeto de Nelson nos permite visualizar o número de mortes diariamente, semanalmente, mensalmente ou até mesmo geograficamente.

John Nelson usou com referência direta a visualização produzida por Nathan Yau no início de 2012 que visualizava um único ano ano de tragédias envolvendo acidentes de carro. Nelson desejava analisar se poderiam haver padrões de risco que se repetissem em determinados intervalos de tempo.

As visualizações permitiram a análise de certos padrões, por exemplo, na visualização do total geral de fatalidades é possível se perceber que a maioria ocorre durante todos os dias da semana no período da tarde ou em fim de semanas durante a madrugada. Já se olharmos apenas os acidentes envolvendo a ingestão de bebidas alcoólicas é possível notar que o maior número de acidentes ocorre durante as madrugadas. Se analisarmos apenas acidentes envolvendo pedestres, a maioria dos acidentes ocorre em dias da semana e em horários de pico, quando a população se dirige de suas casas para o trabalho (aproximadamente as 6 da manhã) e depois de volta para casa (a partir das 18h). Já acidentes causados por conta de más condições climáticas tendem a ocorrer durante as manhãs.

Se olharmos mensalmente alguns dados ganham características ainda mais interessantes. Ao longo de todos os meses do ano as mortes causadas pela mistura de álcool e direção ocorrem em sua maioria durante o final da noite e o início da madrugada. Por outro lado, os acidentes envolvendo condições climáticas apresentam uma grande variação mensal. Durante os meses de inverno (Dezembro e Janeiro) o número de acidentes fatais por conta de condições climáticas é maior durante todos os horários que no restante do ano.

Por fim, ao se analisar geograficamente podemos notar que a distribuição do número de mortes por acidentes envolvendo a ingestão de bebidas alcoólicas não apresenta uma grande variação por região do país. Já as mortes causadas por acidentes envolvendo pedestres são mais comuns em locais de grandes centros urbanos como os litorais e a região Sul do país. Por outro lado, o número de mortes causado por problemas climáticos é superior na região Norte do país do que nas regiões mais ao Sul.

Via: io9

1891jhnoc7s7xpng