Como é a qualidade do ar em sua cidade? Compare-a com a de outras cidades pelo mundo

Já não é mais surpresa que a poluição atmosférica vem comprometendo a qualidade do ar que respiramos, especialmente em grandes centros urbanos. Seja pela emissão de gases por automóveis, fábricas ou produto de incêndios de grandes proporções, materiais particulados se encontram em suspensão no ar e podem provocar uma variedade de problemas respiratórios – ou agravar quadros já existentes – a depender de sua concentração. Mas você já se perguntou o quão poluído o ar de sua cidade realmente é? Será que ele é tão poluído quanto os grandes metrópoles globais, como Nova Iorque?

A matéria interativa See How the World’s Most Polluted Air Compares With Your City’s, veiculada no site do jornal The New York Times, oferece uma oportunidade de responder essas e outras perguntas sobre a qualidade do ar nas cidades. Além de uma comparação entre as concentrações de partículas sólidas (PM2.5) em suspensão no ar entre diversos locais do globo, é possível verificar a variação dessas medições ao, longo de um ano. A reportagem também trás uma rica discussão sobre como interpretar os resultados e contextualizá-los tendo em vista eventos recentes que também afetaram a qualidade do ar em algumas regiões, como incêndios florestais.

O conjunto de dados utilizado refere-se a uma janela de tempo com duração de um ano entre novembro de 2018 e novembro de 2019. Os dados seguem o índice de qualidade de ar definido pela agência de proteção ambiental (EPA) dos EUA e foram registrados pela iniciativa Berkeley Earth, que realiza o monitoramento das emissões de poluentes em tempo real. O download dos dados encontra-se disponível para o público e pode ser realizado na página do projeto.

Comparação da poluição do ar no último ano entre Rio de Janeiro, selecionada pelo visitante, e São Francisco.