COVID-19, o coronavirus

O vírus que tem deixado o mundo em alerta, recentemente descoberto na China (dez/2019), tem feito pesquisadores das mais diversas áreas se debruçarem sobre o assunto. Dentro das maiores preocupações dos cientistas está a propagação das informações corretas acerca da periculosidade do vírus, sua forma de contágio e disseminação.

O Centro para Sistemas de Ciência e Engenharia da Universidade John Hopkins publicou no dia 23 de janeiro uma visualização com as informações sobre casos de Coronavirus em todo o mundo, em tempo real. Nele é possível ver os casos confirmados e mortes, em cada país ou região até o momento identificados, clicando aqui.

A informação para a publicação dos casos na visualização é aplicada em parte automaticamente, é o caso da ligação com plataforma da comunidade médica chinesa DXY , e outros manualmente, através das redes sociais e sites oficiais dos respectivos governos. Você pode conferir aqui o texto completo da pesquisa.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro também tem contribuído para a disseminação da informação correta através do compartilhamento do vídeo oficial do Ministério da Saúde. Instruções básicas sobre os sintomas e prevenção são ensinadas nele, confira.