Brownian motion

Você sabe o que é um movimento browniano? Segundo a definição da wikipédia, “é o movimento aleatório de partículas macroscópicas num fluido, como consequência dos choques das moléculas do fluido nas partículas.”

Com esse conceito matemático que pode fazer correr os que tem fobia de matematica, o designer Pedro Miguel Cruz criou esta interessante visualização da trilha sonora Kriespiel de Patrick Wolf.

O movimento das particulas é sensível as ondas sonoras da musica. Dessa forma, o movimento dessas particulas varia de acordo com as principais faixas de frequencia.

É  interessante (e deslumbrante) observar a musica sób uma ótica visual e descrita por um conceito matemático.

Porém, o mais legal do trabalho deste designer português é que ele desenvolveu tudo em processing e disponibilizou o código, que pode ser baixado aqui. O pacote vem sem audio, mas é só usar* alguma musica do seu computador, renomea-la para “audio” e usa-la para renderização. Para fazer isso coloque a musica na pasta “process_audio”, e execute o codigo do arquivo em .pde de mesmo nome. Depois vá a pasta “brown3” e execute o arquivo em .pde de mesmo nome. O que você fez foi criar um arquivo (em txt) com o som analisado que será processado e renderizado pelo processing.

A pagina do projeto pode ser vista aqui.

*recomendo um arquivo com até 1 minuto de duração, no formato mp3 e com taxa de 128 kbps ou menos.

Brownian motion with processing from Pedro Miguel Cruz on Vimeo.