Atlas da Imagem

O Atlas da Imagem é o resultado da parceria entre Aaron Swartz* e Taryn Simon (designer gráfica, escritora e fotógrafa).

A criação do projeto durou apenas 24 horas e seu cerne é a pesquisa de imagens do Google, segmentadas por país. O resultado visual desta pesquisa demonstra a diferença (ou não) entre culturas. Segue um vídeo onde eles explicam um pouco do processo, no evento Seven on Seven, 2012.

image atlas 2

Segundo os autores do projeto, em tradução livre, “Image Atlas investiga diferenças e similaridades culturais pela indexação de resultados principais da pesquisa de termos através de ferramentas locais pelo mundo. Visitantes podem refinar ou expandir as comparações de 57 países disponíveis, e classificar por ‘Gross Domestic Product (GDP)’ ou ordem alfabética.”

Vale a pena não só conhecer o projeto, mas também experimentar umas pesquisas e comparações. Pesquisamos ‘visualização de dados’ e o resultado foi:

image atlas

Fonte: http://imageatlas.org/

 

* Aaron Swartz foi um programador americano, escritor, organizador político e ativista na Internet. Em 6 de janeiro de 2011, Swartz foi preso pelas autoridades federais dos Estados Unidos, por compartilhar artigos em domínio público distribuídos sob cobrança pela revista científica JSTOR, acusado pelo governo dos EUA de crime de invasão de computadores – podendo pegar até 35 anos de prisão e multa de mais de um milhão de dólares – pelo fato de ter usado formas não convencionais de acesso ao repositório da revista. Dois anos depois, na manhã de 11 de janeiro de 2013, Aaron Swartz foi encontrado enforcado no seu apartamento em Crown Heights, Brooklyn – num aparente suicídio.Após sua morte, a promotoria federal em Boston retirou as acusações contra ele. Fonte