30 anos de informação

A designer Amy Keeling realizou, em sua tese para a Universidade de Washington, uma  visualizações de dados interativa apresentando a popularidade das notícias publicadas no jornal The New York Times durante o período entre 1981 e 2012. O projeto denominado Shift foi produzido através da linguagem gratuita de programação Processing.

Os usuários podem escolher entre 24 tópicos diferentes para geral um círculo de dados. Cada círculo é formado por uma série de pontos, cada ponto representa um artigo publicado com o assunto escolhido. Os pontos maiores representam os artigos publicados na primeira página do jornal. Os pontos são dispostos em uma sequência de Fibonacci simulando uma estrutura crescente e viva.

Shift_Full_Visual

O tamanho do círculo indica a popularidade do assunto. Círculos maiores (como o de terrorismo abaixo) representam um maior interesse do público que os de círculos menores (evolução).

Shift_Terrorism_EvolutionO interior do círculo pode ser lido como o tronco de uma árvore. Cada anel representa um período em que o artigo foi publicado. A intensidade da cor representa o interesse do público por tal assunto na época. Um círculo com pouca variação de cor indica pouco interesse popular com tal assunto, como mostrado na imagem abaixo onde o círculo sobre Saúde possui uma maior variação de cor apenas nas bordas, coincidindo com o período entre 2010 e 2012.

Shift_Health_Insurance_Visual

O círculo que representa Óleo e Gás, diferente do círculo de Saúde, apresenta um grande interesse popular, portanto possui uma grande variação de cores em seus anéis.

Shift_Oil_Gas_Visual

Os dados podem ser observados também por ano. Um tópico pode apresentar um crescimento, decrescimento, ou até mesmo pode desaparecer, como é o caso dos dados referentes a Imigração e Refugiados. Os dados não foram encontrados até 1994, quando surgem e vão apresentando um crescimento até 2007, quando começam a decrescer e desaparecem em 2010.

Shift_Immigration_Refugees_VisualVia: arcadenwSorry, this post is only available in Portuguese