O impacto desigual da COVID-19

Passados mais de 100 dias de pandemia, todos sabemos que a COVID-19 teve forte impacto na vida de todos. Gerou-se desempregos, rendas foram diminuídas e acesso ao dinheiro se tornaram precários. Porém, é importante enxergarmos que em comunidades vulneráveis e marginalizadas esse impacto aumenta significativamente. Com o intuito de mostrar essa diferença, o visualizador de dados Alexander Vassilev criou uma visualização de dados onde a questão abordada é a diferença de impacto da pandemia em diferentes grupos sociais.


Em um primeiro momento, é feito um recorte de dados sobre o impacto no âmbito financeiro de pessoas LGBTQ e o mesmo impacto para pessoas não-LGBTQ. Em segundo, o mesmo recorte é feito, só que dessa vez entre pessoas LGBTQ brancas e pessoas LGBTQ que não são brancas. E por fim, é feito o mesmo recorte uma última vez, só que entre pessoas transgêneros brancas e pessoas transgêneros não-brancas. Podemos ver, em todos os 3 casos, que quanto mais marginalizado o grupo é e quanto mais intersecções de grupos marginalizados há, maior é o impacto financeiro da COVID-19 em números.

Apesar de ser uma visualização bastante simples, é muito importante para o esclarecimento e tomada de decisões de políticas públicas, por exemplo. Se tornando ainda mais importante no mês em que estamos, o mês do orgulho LGBTQ. A visualização foi postada no Tableau Public e os dados foram coletados de abril e maio de 2020 pela Human RIghts Campaign em uma parceria com PSB Research.