100 anos de pragas no Brasil
O estudo de doenças que se tornaram pragas nacionais nos ajuda a entender o funcionamento e as particularidades destas e a criar novas formas de combate e prevenção destas e de outras doenças.
Durante o século XX, o Brasil passou por diversas mudanças sociais, econômicas, espaciais e políticas que foram afetadas ou afetaram a saúde no país. Os dados desse período obtidos através do IBGE podem nos ajudar a perceber estas mudanças e suas conseqüências para a sociedade.
O aluno do curso de Comunicação Visual Design Guilherme Silva, sob a orientação da professora Doris Kosminsky, no período 2013.2, realizou uma série de visualizações sobre as pragas nacionais que assolaram nosso país.
O primeiro infográfico trás uma visualização sobre a Leishmaniose. Este busca apresentar os dois tipos da doença, o percentual de municípios com campanha contra este mal e a quantidade total de casos registrados da doença. Já o segundo infográfico tem como tema principal a Dengue. Este trabalho apresenta o número de casos registrados divididos por região do país ao longo de 10 anos.
A Malária foi a doença selecionada para o terceiro infográfico. Neste, o tamanho dos círculos representa o número de casos da doença, cada cor representa um tipo da doença e cada fileira apresenta um período de 10 anos. O último infográfico representa a Doença de Chagas. Este é composto de quadrados, cada quadrado corresponde a 1 caso registrado. A coloração de cada quadrado representa um meio de transmissão da doença.