Cem anos de jornais

No ano de 2012, a aluna de Comunicação Visual Design e bolsista no LabVis, Mayara Závoli desenvolveu uma série de visualizações que abordam dados de cem anos sobre jornais brasileiros. Recentemente, foi apresentada na XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, a JICTAC.

“O jornal é a verdadeira forma da república do pensamento. 
É a locomotiva intelectual em viagem para mundos 
desconhecidos, é a literatura comum, universal,
altamente democrática, reproduzida todos os dias,
levando em si a frescura das ideais e o fogo das convicções.”
Machado de Assis, em O Jornal e o Livro.

Este trabalho tem por objetivo principal o desenvolvimento de novos formatos para a visualização de dados e informações dentro do contexto brasileiro. O foco é produzir páginas com um forte conteúdo expressivo, muito além de simples gráficos de dados. A apresentação de visualizações em páginas que traduzam uma expressão gráfica dinâmica – com o emprego de fotografias (com ou sem interferências), ilustrações e uma arrojada utilização da tipografia.
A metodologia utilizada consiste em coleta, análise e seleção de dados e textos do IBGE sobre cultura de 1912 a 2012 e, após perceber que os dados sobre jornais seriam os mais adequados para este projeto, busquei mais dados na Associação Nacional de Jornais.
imprensa-periodica
A primeira etapa consistiu em um desenvolvimento de páginas-teste, com visualizações sobre a história dos periódicos no Brasil. A organização desses dados foi a parte mais problemática, já que ao longo do tempo, houve mudança de parâmetros, como monetário e geográfico, por exemplo. Portanto, para abranger uma história tão rica sem distorcer informações, decidimos eliminar dados monetários e organizar os dados dos diversos estados em regiões e dos anos em décadas.
Na primeira página dupla foi organizado um apanhado histórico com os principais acontecimentos que antecederam e se estendem para além do período levantado. A contextualização do período foi disposta na segunda página dupla. Para cada década de 1912 a 2012, as principais informações foram destacadas ao lado de um gráfico comparativo da população dividida por regiões e do número total de jornais diários. Em outros gráficos a periodicidade dos informativos foi abordada – se diários, semanais ou outros.
Alguns gráficos foram dispostos nas páginas seguintes de forma a retratar informações curiosas. O primeiro, trata dos periódicos de 1912, época de imigrações, e indica o número de jornais por idioma, região e natureza das publicações (noticiosos, científicos, históricos, didáticos, filosóficos, religiosos, espíritas, maçônicos ou literários). Dois outros gráficos mais simples indicam respectivamente o aumento da tiragem e a idade dos leitores.
A última sessão da publicação lista os jornais centenários que ainda são impressos, destacando os que também publicam em meio digital ou somente neste último modo. Finalmente, há um gráfico que mostra o crescimento de assinaturas de jornais para celulares.
Os resultados obtidos levaram a uma observação mais clara do contexto histórico do jornal e de sua relevância para a história do Brasil. Ao longo desse projeto, foram desenvolvidas habilidades relacionadas à organização, planejamento e, principalmente, foi confirmado o quanto a visualização de dados pode ser capaz de contar uma história.