ENEM em imagens – compreendendo o exame do ensino médio
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação elaborada pelo Ministério da Educação para avaliar o conhecimento obtido por estudantes que concluíram o ensino médio. O ENEM é composto por quatro provas de múltipla escolha com 45 questões cada além de uma redação, e é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.
Neste projeto, buscou-se produzir visualizações interativas que permitissem uma maior compreensão do quadro da educação no Brasil, tendo como foco os resultados do ENEM. Foram empregados dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) do ano de 2014 que compreendem, alem dos dados específicos do teste, idade, sexo, raça e nacionalidade do candidato, local de nascimento (município e Unidade da Federação), tipo de instituição em que concluiu ou concluirá o ensino médio, motivação para a realização do exame, existência de necessidades especiais e dados de renda da família, dentre outros.
Dados do ENEM: escolhas
Nesta visualização, optamos por trabalhar com os dados das notas médias por disciplina (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e seus Códigos, Matemática e Redação) para cada estado e também por idade dos candidatos. No total foram criadas três diferentes visualizações.
Variação das médias das provas do ENEM por estado
Nesta visualização são apresentadas as médias das diversas disciplinas ordenadas por estado. Cada disciplina é representada por uma forma geométrica preenchida ou vazada, num total de cinco símbolos, que se encontram relacionados na legenda interativa. A ordenação, da média menor para a maior, encontra-se relacionada à disciplina selecionada. Ao clicar em uma das disciplinas, o gráfico reordena as notas de cada estado, mantendo a disciplina selecionada em destaque. O valor numérico é disponibilizado na legenda, de acordo com a passagem do mouse sobre o símbolo da disciplina.
Decisão gráfica sobre a pouca variação nas médias
As médias variam pouco entre si o que conduziria à uma mínima variação nos gráficos. Por exemplo, em redação o valor mínimo é de 412,11 pontos para o estado do Acre, e 514,15 para o Rio de Janeiro – uma diferença de pouco mais de 100 pontos, ou aproximadamente 1/4 do menor valor. Manter a escala a partir do zero traria dificuldade de compreensão. Deste modo, estabeleceu-se que a escala iria de 300 à 600. A limitação mínima de uma escala numérica é passível de discussão em alguns casos, mas em relação às notas médias do ENEM achamos que a decisão seria válida e não traria distorções de interpretação.
Qual a idade dos candidatos?
Nesta visualização relacionamos uma nota por disciplina por estado com a faixa etária e a quantidade de pessoas que fizeram a prova. A cor das barras varia com a disciplina e sua altura varia com a quantidade de pessoas que fizeram a prova. A linha representa a nota média das faixas etárias. Com a interatividade, poderemos mudar a disciplina e a região de referência, como por exemplo, Redação no Piauí ou média geral no Centro-Oeste.
Média geral por região: um mapa temático
A terceira visualização tem como objetivo mostrar as notas por disciplina sobre um mapa do brasil, aplicando variação de tons nos estados. A criação do mapa foi tratada separadamente em outro artigo: Um novo mapa para o Brasil.
Resultado final interativo
Neste link está o resultado final do projeto. O leiaute ficou diferente do original, mas guardando os principais detalhes da estrutura inicial. Pelo fato de ter sido planejado em um trabalho conjunto de um designer e um programador, o processo constituiu-se num diálogo permanente.
Este trabalho foi parte de um projeto de iniciação científica e foi realizado pelos alunos Moisés Colares (Comunicação Visual Design – UFRJ) e Heitor Tomaz (Engenharia Eletrônica – UFRJ) ao longo do ano de 2016 sob a orientação dos professores Doris Kosminsky (Escola de Belas Artes – UFRJ) e Cláudio Esperança. (COPPE – UFRJ)