Vestindo-se de dados

A humanização dos dados tem sido o missão da designer Giorgia Lupi, como já conhecemos no projeto Dear Data. Agora ela vai além revelando as histórias por trás dos números e estatísticas ao colaborar com a marca de moda &OtherStories desenvolvendo estampas para a coleção Read-to-Wear (Leia para Vestir). O objetivo é tornar dados acessíveis incorporando nas roupas padronagens de dados feitos a mão.

Manifesto

O assunto abordado nas estampas são os dados inspirados em três mulheres: Ada Lovelace, a matemática, reconhecida por ser a primeira programadora de computador; Rachel Carson, a ambientalista, a escritora e conservacionista que ajudou na precursão do movimento ambiental; e Mae Jemison, a astronauta, a física e ex-astronauta da Nasa que foi a primeira mulher afro-americana no espaço. Esse projeto é para a Giorgia um Manifesto de Data Humanism, inspirado no livro Good Night Stories for Rebel Girls (Histórias para Dormir por Garotas Rebeldes).

A construção

Após selecionar as mulheres a serem retratadas, Giorgia Lupi pesquisou sobre elas a fim de encontrar os dados que seriam relevantes para desenvolver os elementos gráficos. Foram combinadas formas, cores e linhas simples, porém de maneira única para cada mulher e sua história. E aplicadas nas mais diversas peças de vestuário, como vestidos, casacos e blusas.