Educação e desenvolvimento social pelo mundo

Análise de índice de ensino e desenvolvimento social mundial

O projeto consiste em uma visualização interativa de dados históricos sobre a educação e desenvolvimento social ao redor do mundo, do final do século XIX ao início do século XXI. Além de fazer um cruzamento dos dados sobre escolaridade e os de desenvolvimento humano (IDH) e econômico (PIB per capita) e assim estabelecer relações.

Educação e desenvolvimento social pelo mundo

1ª Coleta de dados

Inicialmente, a coleta de dados trazia informações sobre a educação em cada país do mundo (em primeiro, segundo e terceiro grau) e a alfabetização média da população em um ano determinado.

Com base nisso, foram desenvolvidas idéias que pudessem trazer o usuário a interagir com esses dados, seja através de uma pergunta (utilizando país e gênero) para ver os dados sobre aquela região, e as chances que uma pessoa nestas condições teria de ser alfabetizada e ter determinado nível de ensino; ou através de uma exploração de um mapa que trouxesse os dados sobre um dos graus de escolaridade em todos os países simultaneamente.

Rascunho do mapa com gradação de cor para representar os níveis de educação.

Estes rascunhos, no entanto, traziam uma questão: cada nível de educação (primeiro, segundo e terceiro grau) só poderia ser visualizado individualmente, permitindo apenas um cruzamento de dados entre países. Com base nisso, iniciamos outros estudos, abandonando os mapas e trazendo gráficos de dispersão, para poder cruzar dois tipos de dados e apresentá-los ao mesmo tempo.

Apesar da nova forma permitir uma comparação mais fácil, os dados em si não traziam conhecimento relevante ao serem cruzados – países com alta escolaridade tinham alta escolaridade em todos os níveis; e países com baixa escolaridade também teriam baixa escolaridade em todos os níveis. Portanto, identificamos que havia a necessidade de obter outros dados que permitissem trazer conclusões mais relevantes.

 

2ª Coleta de dados

Na nova pesquisa,  através de diferentes fontes, foi possível obter dados sobre a escolaridade em cada país e informações sobre o desenvolvimento humano e econômico. Com estes 2 núcleos de dados (educação e desenvolvimento), era possível criar relações mais proveitosas entre as informações do que era possível anteriormente.

Além dos novos grupos de dados (IDH e PIB per capita), também foi possível obter todos os dados em um intervalo de tempo muito maior. Na primeira coleta, haviam dados de apenas 1 ano, e com a nova coleta, obtivemos medições históricas datando desde 1870 até 2010.

Os dados foram obtidos de três fontes diferentes, cada uma especializada em seu próprio campo de estudos: a Barro-Lee, para dados sobre a educação por país; Espacio Investiga, para dados históricos de IDH; e a Fundação Angus Maddison, para os dados históricos de PIB per capita.

 

Tratamento dos dados

O tratamento desses dados exigiu que se estabelecessem critérios comuns a todas as medições. Ao final, o intervalo de tempo estabelecido foi entre anos de 1870 a 2010, com uma periodicidade de 1 medição a cada 10 anos.

 

Resultado

Criamos uma visualização que utiliza um bubble chart com três níveis para cada país. Além de uma linha do tempo que pode ser navegada selecionando um ponto ou apertando “play”. Esta foi a forma encontrada para apresentar de maneira clara todos os dados sobre um país ao mesmo tempo.

A variação da posição espacial (a dispersão) apresenta os índices sócio-econômicos; A cor representa o continente de cada país; E a área das bolhas representa a porcentagem da população com determinado nível de escolaridade.

Por possuírem uma relação hierárquica (Primeiro grau >  Segundo grau > Terceiro grau, obrigatoriamente), foi possível criar uma sobreposição dos gráficos de área que indique cada nível educacional, sem que os problemas normalmente enfrentados pela sobreposição afetassem a compreensão da informação.

Desta forma, foi possível visualizar todos os dados referentes a um país simultaneamente, além de observar sua progressão através do tempo.

O projeto foi desenvolvido por Barbara Frast como trabalho da disciplina de projeto Visualização de Dados Interativa, e foi orientado pela professora Doris Kosminsky.

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