Data art: Joias criadas a partir de sons
Um dos incrementos tecnológicos que vem chamando atenção de uns anos para cá é a impressão tridimensional. Ela tem se desenvolvido cada vez mais e nos permite imprimir desde pequenos objetos, a roupas ou mesmo casas! Essa prática, que parece ter vindo para ficar, nos possibilita levar a arte e o design de produto a um novo patamar de planejamento e execução. Assim como expande cada vez mais o leque de opções de execução de data art. Este projeto é um exemplo disso.
Essa série de joias feitas a partir de frases é uma interessante amostra dessa tecnologia; de uma impressora 3D caseira saem joias oriundas de “palavras ditas”.
O projeto foi inspirado no desenvolvimento de peças de xadrez que também se baseavam em som, feitas pelo brasileiro Thiago Hersan. Além da ideia, o processo de criação das joias também veio do script desenvolvido para o projeto anterior.
Para a execução do projeto foram utilizados apenas softwares gratuitos; Audacity, Processing, GIMP e o Fusion 360.
No Audacity, bastou gravar o som das palavras sendo ditas. Depois, visualizar a “equalização” no LAME. Depois, o script desenvolvido transformava as ondas de mp3 em imagem png, biblioteca para processing disponível aqui. O GIMP gerada. a parir da imagem png, o svg, possibilitando a renderização da onda sonora em um modelo 3D a partir do Fusion 360.
Depois da criação da “forma sonora” sólida, bastava enviar para a impressora considerando o tamanho desejado na peça criada.
A criadora das peças, 10DoxMatrix, disponibiliza neste endereço todo conteúdo para impressão, desde o passo a passo da criação citado a cima até os seus arquivos já prontos, permitindo que qualquer um com uma impressora 3D use seus modelos.
Veja o vídeo onde a responsável pelo projeto descreve seu processo: