Uma árvore de artigos: The life cycle of ideas

Nas referências de Giorgia Lupi que podemos ver no seu Pinterest, encontramos em meio a tantas coisas além de visualizações, desenhos com notações musicais. Em seu trabalho apresentado aqui, Giorgia faz um gráfico denso utilizando literalmente isso. Sabemos que, assim como o design, a música também pode unir arte e ciência (veja o post Figuras de Chladni), e que muitos cientistas se impressionavam com padrões relacionados entre a música, a química e a física.

theLifeCycle-close

Na visualização The Life Cycle of Ideas, feita para a revista Popular Science, os cinco círculos concêntricos formam uma pauta musical circular. Cada nota represena os 20 artigos mais importantes de 1948 até 1998 (intervalo de 50 anos) para cada disciplina científica. O tamanho da haste das notas mostra quanto tempo o artigo demorou para chegar ao seu auge de citações. No círculo menor há ainda pequenas barras que representam o número de citações total do artigo, ou seja, mesmo depois do auge. Os pontos seguindo as notas são a quantidade de autores que participaram do artigo, e as ligaduras mostram a participação de um mesmo autor em artigos diferentes.

Para mostrar o tempo nessa visualização, Giorgia o faz de duas maneiras. A primeira é a circunferência, que em sentido horário acompanha o período máximo de 50 anos, ou seja, de 1948 a 1998, e é marcado pelo sinal de início de compasso, uma barra longa dupla. Por exemplo, se a disciplina já existia em 48, veremos o início do compasso no lugar do meio dia. Caso a disciplina tenha surgido em 58, veremos o início do compasso próximo às 2 horas.
A outra dimensão do tempo é a pauta circular. Cada espaço da pauta corresponde a uma década. Assim, o primeiro círculo marca 1948, o segundo, 1958. Ao contar os círculos percebemos que falta um para a década de 98, e penso que a Giorgia poderia usar o recurso das linhas suplementares para fechar essa década final, e assim não sair do padrão de 5 linhas da pauta musical. Assim caso a haste da nota for maior que o raio do maior círculo, quer dizer que o artigo em questão demorou 5 décadas para alcançar seu auge de citações.
A área colorida mostra ao longo dos 50 anos, o artigo mais importante de cada ano, e quanto tempo ele levou ao cume de citações. O círculo mais grosso mostra a média desse dado por cada disciplina.

theLifeCycle-grande

Bem, pessoalmente demorei a assimilar todas as dimensões presentes em cada “célula”. Giorgia usa duas dimensões de tempo para o mesmo período, e não há nenhum número na visualização. O fato de se tratar de 50 anos em duas dimensões, 20 artigos importantes, e 50 melhores artigos, também complicou uma compreensão mais rápida. Provavelmente Giorgia teve a obrigação de trabalhar com esses dados meio confusos. Não obstante, ela conseguiu um nível de abstração visual impressionante, utilizando a notação musical, com dados cruzados e em somente 2 páginas de uma revista. Podemos perceber que ela trabalha muito com pequenos detalhes, como a pontuação das notas (que também é latente em seus sketches para o Dear Data) de uma forma que realmente não costumo observar em outras visualizações.theLifeCycle-grande

Bem, pessoalmente demorei a assimilar todas as dimenções presentes em cada “célula”. Giorgia usa duas dimenções de tempo para o mesmo período, e não há nenhum número na visualização. O fato de se tratar de 50 anos em duas dimensões, 20 artigos importantes, e 50 melhores artigos, também complicou uma compreensão mais rápida. Provavelmente Georgia teve a obrigação de trabalhar com esses dados meio confusos. Não obstante, ela conseguiu um nivel de abstração visual impressionante, utilizando a notação musical, com dados cruzados e em somente 2 páginas de uma revista. Podemos perceber que ela trabalha muito com pequenos detalhes, como a pontuação das notas (que também é latente em seus sketches para o Dear Data) de uma forma que realmente não costumo observar em outras visualizações.