Fluxos de alimentação: What the World Eats

A visualização What the World Eats trata da produção e consumo nacionais de alimentos e em especial de carne. Sim, carne. A primeira vista parece que não mas podemos ver muitos reflexos da economia e política com esse dado. Nesse sentido temos a cada país um breve texto relacionando os dados com os eventos ocorridos num período de 50 anos, de 1961 à 2011.

A primeira visualização é um gráfico de rosca mostrando o consumo de alimentos em geral. Ao clicarmos uma vez sobre algum arco específico, os outros descolorem-se, e este se divide em outras categorias. Ao clicar outra vez, deixamos somente a categoria escolhida aparecer. A cada momento a legenda mostra o valor exato do elemento selecionado, e podemos animar a linha do tempo a qualquer momento também. Na coluna direita, estão os gráficos de todos os países da pesquisa, que também modificam-se de acordo com seleção e animação do gráfico principal.

russia_close_production

Há também os dados de produção e consumo de carne. Vemos o mundo ou o país principal, enquanto os outros aparecem à direita, como na visualização anterior. Porém no gráfico maior a escala é passível de mudança, para nos mostrar melhor os detalhes, mas à direita a escala é a mesma, permitindo-nos uma comparação clara. Ali podemos ver grandes diferenças.
Nesta visualização, a linha do tempo não é animada, mas podemos escolher o intervalo que quisermos, e no meio aparece o valor da diferença entre o primeiro e último ano que escolhemos.

brasil_carne_produção em toneladas
brasil_aves_calorias

Um bom exemplo de visualização simples, com bastante interação e que pode contar muitas histórias.

Visualização projetada e desenvolvida por Fathom Information Design em conjunto com National Geographic com fonte de dados de FAOSTAT.