After Babylon – a atual situação das línguas no mundo
Um idioma é um organismo vivo. Ele carrega consigo a história e a tradição de um povo – inclusive os ganhos e perdas que ocorreram com o passar to tempo. After Babylon é uma narrativa digital, um infográfico que apresenta, inseridas dentro de sua composição, algumas visualizações interativas. Ele faz uma análise da atual situação linguística do mundo.
Sua fonte de dados é o WALS (Atlas Mundial de Estruturas da Linguagem), uma imensa data base das propriedades estruturais (fonológica, gramatical e lexical) da linguagem, retirada de materiais descritivos, como referências gramaticais, por um time de 55 autores.
Para seguir o infográfico, a única opção é rolar para baixo. Não há nenhuma indicativa visual inserida nele de quantas “partes” tem – sabemos seu tamanho apenas pela barra de rolagem.
São apresentados conceitos sobre a construção de uma língua, que devem ajudar o usuário a compreender as relações de parentesco traçadas pelo infográfico. E, então, as origens das línguas apresentadas no decorrer da narrativa.
O número de falantes ao redor do mundo também é apresentado, e, como era de se esperar, as línguas de origem indo-europeia são as mais comuns.
O Português, inclusive, figura entre as 5 mais faladas no mundo.
O uso de gifs para auxiliar em explicações também é um diferencial interessante dessa visualização.
Há, no final, uma interessante visualização de fluxo na qual o usuário seleciona a origem e vê como ela se espalhou pelo mundo.
Esse projeto foi desenvolvido pelo pessoal do Puff Puff Project, do Density Design.