Todos os caminhos levam à Roma

Este projeto, desenvolvido por membros do moovel lab, é uma pesquisa que teve como inspiração o ditado “Todos os caminhos levam à Roma”. Através de dados do OpenStreeMaps, foram calculadas 3.375.746 rotas a fim de visualizar a imagem criada pelas vias e ruas. A partir das imagens criadas, é possível revelar informações sobre as áreas abrangidas, observando a estrutura que foi criada pelo homem a fim de interligar os diferentes pontos dos territórios às suas principais cidades e seus centros.

O site é dividido em diferentes sessões que incluem uma contextualização sobre a pesquisa desenvolvida, assim como a metodologia adotada. Na primeira sessão, é possível observar as conexões proporcionadas pelas vias à nível nacional e continental, como é o caso da Europa. Desta forma, as imagens criadas oferecem uma figura maior sobre a “vascularização” dos diferentes territórios abordados, refletindo como as ramificações distribuídas pelos territórios tendem a desaguar nos grandes centros.

Na sessão 2 aborda o tema da mobilidade urbana à nível de cidade. A ideia é calcular rotas para um destino específico a partir de diferentes pontos de origem. Este conceito pode ser explorado na visualização interativa da sessão 3, que permite que o usuário selecione o tempo de viagem e meio transporte, sendo possível determinar o alcance proporcionado pelas diferentes rotas executadas partindo de diferentes origens para um determinado destino.