Pesquisa em menus de sites!

Para mostrar nossa visualização ao mundo podemos fazê-lo através de muitas mídias, uma delas, um site na internet. É em provável que ao escolhermos este tipo de mídia, nossa visualização seja interativa ou tenha mais de um gráfico a se visualizar, nos levando a aplicar um menu em nosso site. Muito simples até aqui.

Porém, para um estudante de design, a questão não é tão simples assim. Precisamos como em toda a página do site, justificar nossas escolhas baseados na teoria das cores, Gestalt e semiótica, e no final de tudo, se é este nosso objetivo, parecer agradável e belo.

As teorias ajudam muito a entender como funciona, mas também não podemos ignorar a prática, a observação,e o repertório de imagens que já existe.

Por isso, já sabendo de teorias, não foi o suficiente para construir um menu (sim, um simples menu, por enquanto) que me fosse satisfatório. Assim, parti para os exemplos, para a prática, o que está rodando por aí.

Inicialmente, passei a observar os menus com mais cuidado e escolhi alguns como referencia. Na nos exemplos que me pareceram agradáveis as letras estavam em caixa alta e com uma altura em média, de 11 pontos ou 11px em minha tela.
Ao selecionar uma opção, a sinalização mais comum era um retângulo animado envolta do texto, que tinha a mesma altura do cabeçalho. A cor do retângulo era diferente de acordo com a opção.

Visualização de mídias em Qtar
Lugar do Real: vídeos escolares, documentários e filmes.

JetBrains: Site para desenvolvedores.

Nathan Yau: Flowing Data – Autor de visualizações

Com base nessas referências, modifiquei o menu do projeto Enem em Dados.
Dentre os problemas resolvidos, foi a cor do texto permanecer em preto, pois antes era um tom de cinza que poderia dificultar a leitura em alguns displays. Abaixo o menu de minha página antes e depois das referências:

Menu antigo

Menu novo

No geral, o resultado pareceu bem melhor que o anterior, com o ônus de ter sido baseado em pesquisa de referência, num padrão já determinado, e não numa experimentação, ao contrário do menu antigo.