ENEM em imagens – projeto de iniciação científica

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para avaliar o conhecimento obtidos dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação e é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Neste projeto, iremos produzir visualizações interativas que permitam uma melhor compreensão da realidade da educação no Brasil ao longo dos últimos anos com foco nos resultados do ENEM. Iremos empregar dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) que compreendem, alem dos dados específicos do teste, idade, sexo, raça e nacionalidade do candidato; local de nascimento (município e Unidade da Federação); tipo de instituição em que concluiu ou concluirá o ensino médio; motivação para a realização do exame; existência de necessidades especiais e dados de renda da família, dentre outros.

Este projeto está sendo realizado pelos alunos Moisés Colares (Comunicação Visual Design- UFRJ) e Heitor Tomaz (Engenharia Eletrônica – UFRJ).

Visualização 1: Dispersão
Nesta visualização, vamos trabalhar com os dados das notas médias por disciplina (Ciências da Natureza, Cièncias Humanas, Línguagens e seus Códigos, Matemática e Redação) para cada estado.
Todos esses dados são vistos simultâneamente no gráfico. A interação neste caso serve para reorganizar e destacar certos aspectos de interesse do usuário. Cada disciplina é representada por uma forma geométrica preenchida ou vazada, num total de cinco símbolos, que são relacionados numa legenda interativa. Ao clicar em alguma das disciplinas, o gráfico ordena, do menor para o maior as notas de cada estado, e a princípio, a série escolhida se destaca. A nota literal pode ser vista com o mouse sobre algum elemento.

redacao-escritos

Aqui chegamos a um ponto a se discutir. As médias variam pouco entre si, em relação ao total de pontos.. O valor mínimo é de 459,49 pontos do Acre para Redação, e 585,03 de Minas Gerais para Ciências Humanas. A diferença é de 125,54 pontos, ou seja menos de ¼. Isso faria com que a variação no gráfico fosse muito pequena para distinguirmos bem os dados. Por isso, foi resolvido até aqui, que a escala iria de 300 à 600.
Essa mudança na escala nos faz enxergar as proporções em quase o dobro da real. Assim, observando o exemplo acima, o estado com a nota mais alta da categoria Redação (no gráfico, RJ), parece ter o dobro de pontos do mais baixo (AC), o que não é verdade, pois olhando para o eixo esquerdo, vemos que o Acre está pouco acima de 400, e o Rio de Janeiro pouco acima de 500.
Até que ponto isto é aceitável ou não, se a escala sempre deve começar do zero, ou se existe algum limite para o início da escala, é oque ainda estamos discutindo. Por enquanto estamos vendo isso como um zoom na escala, como se abaixo da tela ela continuasse.

As interações neste caso são três:
.Escolher a ordem das notas, consequentemente, dos estados
.Ver a nota literalmente
.Destacar uma das séries

Para escolher a ordem das notas, o usuário pode clicar sobre alguma categoria da legenda, como por exemplo, Redação. A notas daquela categoria se organizam do maior para o menor.

redacao-natureza

Ao clicar em alguma figura do gráfico, a série de figuras respectiva se destaca (abaixo, o pequeno círculo foi selecionado, destacando a disciplina Ciências da Natureza, mas sem alterar a ordem dos estados).

Visualização 2: Barras com linhas
Nesta visualização relacionamos uma nota por disciplina, com a faixa etária e quantidade de pessoas.
Cada barra azul representa uma faixa etária e sua altura varia com a quantidade de pessoas que fizeram a prova. A linha representa a nota média das faixas etárias. Com a interatividade, poderemos mudar a disciplina e a região de referência, como por exemplo, Redação no Piauí ou média geral no Centro-Oeste.

barras-e-linhas

Este gráfico está em desenvolvimento e ainda não foi aplicado com os dados completos, por isso a forma final pode ser bem diferente do planejamento acima.

Visualização 3: Mapa de calor
A terceira visualização teria como objetivo mostras as notas por disciplina no mapa do brasil, aplicando cores aos estados. Tal visualização é tratada em outro projeto aqui no LabVis: Um novo mapa para o Brasil.

Tamanho das visualizações
Inicialmente as visualizações estão sendo projetadas para serem vistas na de um desktop ou tablet. Definição em que o projeto foi desenvolvido foi de 1366 x 768.

Visualização Final

Neste link está o resultado final do projeto. O leiaute ficou bem diferente do original, mas guardando os principais detalhes da estrutura inicial. Pelo fato de ter sido planejado por um designer e implementado por um programador, o resultado final foi uma adaptação, um diálogo, que ocorreu entre essas duas áreas até que se chegasse à um denominador comum, entre o que seria possível de se implementar e o que estaria de acordo com os argumentos de design.

Médias ordenadas – Todas as médias com todos os estados.

 

Médias por região – médias variam de acordo com a cor em cada estado

 

Aqui relacionamos três aspectos: número de pessoas por faixa etária nas barras com a média de cada idade.

Veja online aqui.