Toxic waste routes: o comércio global de lixo

Toxic waste routes: por Density Design em parceria com a jornalista italiana Guia Baggi, utilizando dados advindos da Convenção de Basiléia (Basel Convention), esta visualização mostra a importação e a exportação de lixo tóxico entre os países participantes da Convenção. Mostrando os dados através de um treemap a exportação é representada em vermelho e a importação em amarelo. Clicando no país, um caixa se destaca sobre a tela mostrando informações mais precisas. É possível ver de aonde vem e pra aonde vai o comércio de lixo tóxico daquele país.

No site do Density Design podemos ler sobre o desenvolvimento do projeto, as dificuldades e os próximos passos a seguir. O interessante é notar a dificuldade dos desenvolvedores em conseguir todos os dados, mas mesmo assim terem feito a visualização. Isso porque a Convenção tem seu regulamento, mas muitos países são negligentes na prestação dos relatórios de dados. O que faz pensar que a França por exemplo, tem algum índice de exportação mas não aparece nos dados, e se isso não fosse explicado, provavelmente levaria a entender que ela é uma grande importadora de lixo, o que provavelmente não é.

toxicfranca

A estética da visualização não é tão atraente mas os dados são muito interessantes e cumprem o objetivo da visualização, que é a conscientizar.
Abaixo, o vídeo de apresentação: