Dust – Uma Análise Multidimensional de Escolas

Dust é um projeto de pesquisa desenvolvido pelo laboratório de pesquisa Design Density para o Iridescent Learning,, uma organização educacional sem fins lucrativos. A visualização interativa visa oferecer uma ferramenta de auxílio aos pais na hora de escolher uma escola para seus filhos, permitindo-lhes explorar a oferta de instituições nas cidades de Novas York, Los Angeles e São Francisco, e comparar seus diferentes perfis.

Na visualização, o usuário insere seu endereço e então, seleciona e classifica opções sobre as séries escolares desejadas, desempenho acadêmico, mobilidade urbana, além de informações gerais sobre as escolas, como o tamanho das classes e o número de professores, entre outras.

Conforme realiza estas escolhas, o usuário cria um perfil com suas necessidades e prioridades e sobre um mapa, são exibidas as escolas que atendem a este perfil. Além disso, é possível explorar os resultados individuais dessas escolas através de um painel com gráficos de radar e de barras que discriminam todas as categorias de cada uma das instituições.

É importante perceber a particularidade do data-set aqui explorado. Se fossem analisadas isoladamente as categorias disponíveis, o resultado obtido seria uma visão parcial das opções, focado em um aspecto específico do todo. O que Dust oferece é um processo passo-a-passo capaz de estruturar e relacionar estas categorias umas às outras.

Informações técnicas sobre esta visualização podem ser na página do desenvolvedor e neste artigo.