Sinais fantasmagóricos de WiFi – Kirlian Device
Sinais de internet e ondas de WiFi estão por todos os lugares à nossa volta, como espíritos ou fantasmas. Quem nunca parou para pensar nesta nuvem de sinais tentando dar forma ou tentar entender sua não fisicalidade? Alguns artistas já e fizeram trabalhos como este e este para tentar visualizar esta frequência/presença/ausência.
Luis Hernan, candidato a PhD em Design na Universidade de Newcastle está explorando este conceito e desenvolveu um dispositivo que transforma sinais de internet em formas coloridas e vibrantes, através de LED. O dispositivo chama Kirlian Device – que faz alusão a fotografia Kirlian, uma tecnologia usada para medir atividades paranormais – e traduz a presença do sinal de WiFi em luzes de LED, onde a cor vermelha significa maior intensidade e azul, menor.
Para compreender melhor os espectros de sinal, Hernan tira fotos com longa exposição enquanto transita por espaços para compreender melhor as formas do sinal. As fotos trazem, além do espectro colorido, a presença do próprio Hernan em figuras distorcidas e fantasmagóricas devido a longa exposição, o que segundo ele, enriquece o paralelo entre os sinais de WiFi e as presenças etéreas de fantasmas.
Além dos aspectos pictóricos e exploratórios, lembra Luis Hernan, o dispositivo tem uma objetividade bem prática de qualidade de sinal, criando mapas coloridos e permitindo saber os melhores lugares para conexão.
Neste vídeo, com vários dispositivos distribuidos em um cômodo, podemos perceber que a qualidade do sinal se modifica com a disposição física das pessoas ao redor dos dispositivos.
https://vimeo.com/81541763