Forms- Um estudo da estética por trás da mecânica do movimento

Como contribuição para os projetos culturais exibidos na celebração dos jogos olímpicos de Londres em 2012, o intérprete Quayola e o artista visual Memo Akten se uniram para criar uma animação interativa e uma instalação no National Media Museum em Bradford.

Forms é uma peça que faz parte da exposição In a Blink of An Eye: Media and Movement, cujo objetivo é a exploração da captura e síntese do movimento.

forms

Quayola e Akten trabalharam esse tema compilando imagens e artefatos do museu (incluindo os trabalhos de pioneiros da captura do movimento como Dr. Harold E. Edgerton, Roger Fenton, Tim Macmillan, Etienne-Jules Marey e Eadweard Muybridge) e criando a partir dessas referências uma animação abstrata baseada nos movimentos dos atletas usando softwares como 3Dsmax. As animações resultantes são um estudo entre a relação do corpo humano e o movimento no ímpeto do extremo físico humano, criando assim uma representação estética da mecânica por trás desses movimentos.

   

Estas análises abstratas será mostrado em uma tela de grande projeção com uma tela menor sobre um pedestal na frente , que exibiu o filme em que as animações se baseiam, juntamente com as camadas individuais que se acumulam na peça , dando aos espectadores a opção de ” digitalmente descascar ” a filmagem.

A conversão dos diferentes aspectos dos movimentos dos atletas – movimentos de braços, pernas, corpo- em várias camadas da animação não segue uma regra estrita, mas generalizando, comenta Akten, diferentes partes do corpo geram diferentes componentes visuais. O mapeamento do corpo por camada visual é diferente em cada clipe. Não se pode dizer que o movimento das mãos ou dos pés faz um tipo específico de forma. Em um clipe a mão direita pode aplicar uma força específica a uma certa parte da ”nuvem”, ou um pé que controla uma certa partícula baseada da mesma em torções, e assim por diante. Foram criados ambientes que têm vida própria, e então capturamos as ações dos atletas dentro desses ambientes.

No vídeo o movimento através de um espaço torna-se um arco longo e progressivo , um enxame de ação. Faz parte da ideia  as pessoas verem esportes olímpicos de maneiras que nunca tinha sido feito antes. O objetivo é olhar para todas as ocorrências do dia com novos olhos, para identificar e amplificar detalhes que normalmente não conseguem ver . Neste caso particular, trabalhando com os aspectos do atletismo. O interesse reside ​​em espiar abaixo da superfície, sem olhar para o objetivo do esporte ou o lado competitivo do mesmo, em vez disso focando na beleza da mecânica pura do corpo.