Se você pudesse registrar TUDO, você registraria?
O número de mensagens enviadas por dia – seja pelo celular ou pelo facebook, o número de ligações, emails, conversas com o atendente de uma loja, qualidade do seu sono… Se você pudesse medir tudo isso em dados, você mediria? Nicholas Felton não só o faz como também desenvolveu um aplicativo que permite que, diariamente, os usuários de sistema iOS mobile possam gerar dados, a partir do aplicativo Reporter, que no final de 365 dias, trará aos usuários um feedback sobre suas vidas.
Felton é um apaixonado por registro de dados e criação de gráficos. Interessado particularmente pelo design modernista, matemática, geometria e padrões, as visualizações que ele produz são sempre simples e elegantes, com uma dedicação especial na clareza da transmissão dos dados. As ferramentas utilizadas para gerar as visualizações variam entre o programa Processing (para dados mais complicados) e o Adobe Illustrator (para dados mais simples).
O Reporter (utilizado para coletar os dados) nasceu depois do Daytum, um aplicativo também para iOS o qual Felton participou do desenvolvimento. O Daytum também é um aplicativo de coleta diária de dados, onde uma página sobre os dados coletadas é disponibilizada on-line e seu uso pode ser individual ou mesmo empresarial. Já o Reporter é “pessoal e intransferível”. O aplicativo Reporter diariamente, em momentos aleatórios, um questionário: Onde você está? Você está trabalhando? Com quem você está?
A interface do aplicativo é customizável, assim como o questionário que o usuário deseja, ou seja, o usuário estipula as questões que suprirão aquilo que ele deseja registrar. Você escolhe inclusive quantas vezes ao dia você deseja reportar suas informações. Com o passar do tempo de utilização do aplicativo, é possível perceber suas tendências de comportamento e já ter, mesmo em pouco tempo de uso, um feedback de suas ações.
O Reporter promete iluminar coisas da sua vida que antes você não percebia.
Com o aplicativo Reporter, Felton desenvolveu em 2013 sua mais recente visualização. A pesquisa era focada na comunicação de Nicholas ao decorrer do ano e registra quantas mensagens de texto enviadas, ligações de telefone, emails, mensagens no facebook e até mesmo cartas. Veja os dados gerais na imagem abaixo.
Na próxima visualização, o número de mensagens com texto trocadas.
A reciprocidade de mensagens com texto.
E uma das mais interessantes visualizações, que registra o vocabulário utilizado por ele ao decorrer do ano! Mostra até mesmo que a mensagem de texto por celular com mais pontos de exclamação foi de uma moça, Olga Bell, que lidera a maioria dos registros de comunicação, onde era dizia “We are done!!!!!!!!!!!!!!!!” (ela terminou com ele utilizando dezesseis pontos de exclamação…).
O trabalho de Nicholas Felton é parte da coleção permanente do MoMA. Vale muito a pena conferir o site oficial de Felton, com todas as visualizações do artista disponibilizadas desde 2005. A de 2010 é uma das mais tocantes: ao invés de registrar seu próprio ano, Nicholas “catalogou” a vida de seu pai a partir de calendários, cartões postais e outros itens que registravam os seus 81 anos. Ao assistir à visualização de Nicholas, é possível perceber que números transmitem memórias e sentimentos. Basta saber lidar com eles.Sorry! LabVis’ blog posts are not available in English language. Check out our portfolio in Projects to know our work in English.