Revelando o impacto das fontes de energia nas emissões de CO2
O aumento da temperatura da Terra ocorrerá daqui a alguns anos, mas ainda temos a chance de reduzir o impacto das nossas atividades sobre o meio ambiente, de forma a causa o menor aumento possível da temperatura, de até 2º C nos próximos 50 anos. Caso contrário, no pior cenário, ou seja um aumento de 6º C, seremos fortemente impactados pelos eventos climáticos em uma escala sem precedentes da era atual.
Uma das principais fontes de poluição de grande impacto no meio ambiente é a produção de energia, e seu uso nos mais diversos tipos de atividades. Baseado nisso, a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), publicou uma visualização interativa, onde mostra as perspectivas de produção e distribuição da energia. A visualização foi produzido pela consultoria Raureif em colaboração com Christian Behens.
Ela aponta um forte crescimento no uso de energias renováveis até 2050, muito embora ainda há um uso bastante intensivo de fontes fósseis de energia e um aumento bastante expressivo da produção de energia nuclear, que apesar de ser considerada “limpa” em termos de emissão de CO2, é bastante perigosa em casos de falhas e acidentes, além produz resíduos radioativos que necessitam de armazenamento por longos anos.
A visualização também aponta cenários de aumento da temperatura do planeta e a redução necessária nas emissões de CO2 para atingir tais metas.
via @infosthetics