Visualização de Dados – Uma análise do redesign de visualizações da COVID-19

No presente artigo, empregaram-se visualizações de dados da COVID-19, originalmente apresentadas na televisão pelo governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, assim como seu posterior redesign, para desenvolver uma reflexão sobre formas de codificação da informação. As novas visualizações foram criadas pelo Studio Pentagram, baseadas na noção de Humanismo de Dados, desenvolvida pela designer de informação Giorgia Lupi. O artigo se inicia com uma revisão de literatura sobre sistemas de informação, de modo a situar o papel da visualização de dados na assimilação da mensagem. Em seguida, debruçou-se sobre o conceito de literacia visual para entender como as visualizações são percebidas pelo ser humano. Finalmente, realizou-se a análise das visualizações da Covid-19 utilizando como critérios os princípios para uma boa visualização de dados desenvolvidos por Andy Kirk. Deste modo, buscou-se destacar a relevância do Humanismo de Dados para o maior entendimento das visualizações.

Trabalho apresentado no Colóquio Internacional de Design (2020)