Interações sobre a obra de Beatriz de Milhazes

O projeto desenvolvido teve como objetivo explorar interações utilizando elementos geométricos empregando Processing, linguagem de programação de código aberto desenvolvida para artistas e designers. Criando uma aplicação experimental que dê liberdade de escolha ao usuário.

Na etapa inicial, foi realizado um levantamento de artistas que se utilizassem de formas geométricas em suas obras como Mondrian, Kandisky e a própria Beatriz de Milhazes. Ao final dessa etapa, foi definido que a aplicação seria feita tomando como referência o trabalho da artista brasileira, por este ser composto de círculos geométricos com variações em suas propriedades como tamanho, cor, bordas e outros atributos.

beatriz-de-milhazes

A partir da escolha da artista, iniciou-se então um processo de análise das obras da artista, paraque pudesse ser feito um mapeamento dos elementos presentes nas mesmas que seriam trazidos para a aplicação. Com base em tal análise, definimos 5 tipos de círculos básicos que estariam presentes na aplicação. Os sólidos, os com transparência, os com borda, concêntricos e os com textura.

circulos

Baseados nessa escolha, desenvolvemos algoritmos que fossem capazes de desenhar os mesmos na tela na medida em que o usuário ia entrando com dados, utilizando-se do teclado e do mouse. Inicialmente, a tela encontra-se vazia e vai se preenchendo a medida que o usuário vai intervindo na mesma.

teladoprocessing

Para tal, o usuário uitliza os números de 1 à 5 para escolher entre os tipos de círculos, posicionando-os com o mouse e com o clique. Inicialmente, as cores e os tamanhos dos círculos são definidos de forma randômica, tendo como um possível aprimoramento futuro o aumento da liberdade de escolha do usuário, tornando possível a escolha das cores e dos tamanhos presentes nos elementos geométricos. É possível também desfazer o último círculo criado, utilizando a tecla (Z) e salvar a composição (Tecla S) criada, criando um arquivo em jpeg que registra aquilo que o usuário foi capaz de criar.

teladoprograma

Aluna: Carolina Couto Riff Gandur
Orientação: Dr. Doris Kosminsky, Dr. Claudio Esperança and Barbara Castro, PhD candidate
Apresentada na XXXV Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2014.