Amazônia: uma narrativa digital sobre o desmatamento

O projeto Amazônia: uma narrativa digital sobre o desmatamento  trata de uma narrativa digital, no formato de uma página web, que tem o objetivo de informar sobre o crescente desmatamento no território da Amazônia Legal e comunicar de forma dinâmica e ilustrativa a importância sobre causas ambientais. O mesmo foi realizado como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Visual Design no PLE 2020, pela formanda Eduarda Isiris. A seguir, Eduarda explica como foi sua idealização e desenvolvimento.

“O projeto desenvolve-se como uma narrativa digital, permitindo que o desmatamento das últimas décadas na região que compreende a Amazônia Legal seja contado de forma interativa e gradual, facilitando a compreensão do usuário e instigando à navegação na página. Nesse contexto, a página web produzida apresenta a situação do desmatamento na região estudada, as principais causas e os cenários futuros caso medidas de conservação não sejam tomadas. Este trabalho propõe a produção de uma narrativa interativa, com um conteúdo complexo organizado esquematicamente, visando facilitar o entendimento e a conscientização das pessoas. Sendo assim, funcionará como um alerta para que possamos avançar na questão do desmatamento antes que o problema se torne irreversível.

A ideia de criar um site que informe sobre o desmatamento surgiu do crescente número de queimadas na região nos últimos anos, com objetivo de disponibilizar terras para agropecuária, dentre outro usos. E a escolha de projetar a plataforma para a internet se dá por ela ser hoje uma ferramenta de divulgação de informação em larga escala, que dá mais visibilidade aos fatos. A metodologia escolhida para auxiliar no desenvolvimento da página é a proposta por Jesse Garrett em seu livro “Os elementos da experiência do usuário”, onde são apresentadas etapas para a construção de um produto digital. 

Utilizando-se de técnicas de storytelling, o roteiro é pensado para despertar curiosidade do usuário ao longo da navegação da página. Os dados sobre o desmatamento, utilizados para dar embasamento na construção e desenvolvimento do enredo, foram retirados do site TerraBrasilis e coletados pelo projeto Prodes, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na região Amazônica. Assim, a  organização da narrativa se dá da seguinte forma: 

Na primeira visualização do site, é apresentado o avanço anual da taxa de desmatamento de toda região da Amazônia Legal através de um vídeo, com a intenção de dar mais dinamismo à página. Na animação, círculos entram em ordem cronológica e têm sua área e cor referentes ao que foi desmatado naquele ano. Para descobrir cada área desmatada em sua respectiva escala na visualização, foi aplicada a regra de três com os valores relacionados [1 cm ² (área da visualização) equivale a 5.000 km ² (área real)] a cada superfície. Desta forma, foi possível chegar ao valor da área de cada um dos círculos que representam a superfície degradada. Com a obtenção destes valores, bastou que fosse aplicada a fórmula da área do círculo para a obtenção de cada raio. 

A segunda visualização, é referente ao desmatamento acumulado por cada estado, desde 1988 até 2019. Essa visualização é interativa e feita diretamente no programa de prototipagem onde o site foi construído. Sendo assim, quando o usuário passa o mouse por cima do estado, a informação da área em km² degradada aparece em um balão informativo, junto a um gráfico de setorização que mostra o quanto esta área perdida representa no estado. O objetivo de mostrar os dados acumulados dessa forma é tentar causar impacto no leitor. Assim, ele vai percebendo tudo que já foi perdido no somatório desses anos, comparado à totalidade da região de cada estado.

A terceira visualização é um gráfico de setorização para mostrar o desmatamento total na Amazônia Legal. Quando o usuário passar o mouse pelo gráfico, aparecerá o valor em km² do quanto já foi destruído e o quando ainda está preservado. Aparece junto à visualização um pop-up informando que área desmatada é quase equivalente a três estados de São Paulo que, segundo o IBGE, possui uma área de 248.219,481 km² .

Depois de apresentado o contexto geral e histórico com as visualizações de dados, são apresentadas as causas e, em seguida, as possíveis consequências futuras, com o intuito de provocar questionamentos e ressaltar a relevância do tema. Ao final, são listadas para o usuário algumas dicas de como contribuir para a diminuição do desmatamento.

A implementação dessa narrativa digital foi feita através do programa de prototipagem Protopie, que possibilitou a estilização e interação com o conteúdo sem a necessidade de utilizar linguagens de programação. O site foi pensado para ser em uma página única, valorizando a experiência do usuário e a usabilidade. Desenvolvido com o objetivo de contribuir para o acesso à informação de forma fácil e instigante, o site atende em sua paleta de cores o contraste necessário para que pessoas com daltonismo enxerguem e consigam diferenciar as cores utilizadas no projeto.

Segundo Hankey et al (2014), podemos julgar a eficiência de um projeto de design por sua capacidade de envolver e seduzir, de comunicar um argumento convincente e de atrair o espectador. O trabalho busca contemplar essas três características através da apresentação dos dados e uso de argumentos convincentes, de uma estética agradável e da identificação do leitor por fazer parte da população que é afetada.”

 

Eduarda espera que seu Trabalho de Conclusão de Curso possa estimular outros alunos a aprender e aplicar ferramentas digitais, ampliando suas habilidades através de temas que lhes pareçam relevantes.

Para acessar o protótipo, é só clicar aqui. 

É possível ler a monografia completa da Eduarda clicando aqui.