O Processo como Fim

A visualização de dados nos permite ver um certo volume de informações sob uma nova forma. Ver surgir essa nova forma em tempo real leva a visualização a um novo patamar: o processo como inseparável do produto final.

O trabalho do brasileiro Cadu – doutorando em Artes pela linha Poéticas Interdisciplinares na Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – intitulado “Nefelibata – Habitantes das Nuvens” trata dessa questão.

A instalação reúne o processo e o resultado em um só objeto e consiste em um equipamento eletrônico com uma caneta acoplada, que faz desenhos em uma folha de papel. Esses desenhos são retratos das condições do vento através de um equipamento instalado no exterior do prédio do Itaú Cultural.

nefelibata151

O resultado é uma visualização com formas geradas através de dimensões como direção e velocidade do vento. Mas, o que faz esse trabalho ser único é a questão do imediato e da forma que ele é tratado.nefelibata41

Via Itaú Cultural e Pipa