A sonificação da COVID-19
O designer de experiência de dados, Jan Willem Tulpt otimizou as visualizações comuns de taxas de espalhamento da COVID-19 ao criar uma sensação intuitiva em seu projeto COVID-19 spreading rates. Ao entrar em seu website podemos ver que a cada Ding uma nova pessoa reportou estar contaminada em algum lugar no mundo.
Ding ding ding, uma nova pessoa reportou estar com a doença, acompanhado de gráficos com as taxas de países diferentes e uma separação por cores caso o país esteja com números altos ou se não reportou nenhum dado em uma semana. A página nos mostra o total de infectados no mundo e podemos alterar para números absolutos ou por 1.000.000 de pessoas.
A base de dados é proveniente de Our World in Data e conta com uma atualização de 30 de setembro até o dia 23 de outubro de 2020. Os números crescem quanto mais tempo passamos na página e pode ser customizada para definirmos apenas países de interesse do usuário.
Com tantos gráficos de barra, linha e pizza, essa visualização interativa se sobressai por propor uma experiência auditiva sobre números que vemos diariamente sendo reportados em telejornais. A sensação que nos dá é que a pandemia ainda é grave, que não sumiu e que no período de tempo de aproximadamente um mês e meio, milhões de casos ainda estavam sendo reportados e se espalhando. Ainda precisamos ter cuidado e tomar todas as medidas impostas pela Organização Mundial da Saúde enquanto a vacina ainda não está disponível para a população.