A grandiosidade do CODE_n
O CODE_n é um projeto desenvolvido pela agência de design Kram/Weisshaar que foi exibido no Hannover Fairgrounds durante o CeBit 2014 em Hannover, na Alemanha. O CODE_n consiste em mais de 3.000 metros quadrados de membranas têxteis impressas que se estendem por mais de 260 metros do chão ao teto do salão.
A visualização de 12,5 terapixels foi intitulada “Retrospective Trending”, esta mostra mais de 400 linhas de tempo de freqüência lexicais que vão desde os anos 1800-2008, cada um gerado através da ferramenta do Google Ngram. As centenas de termos de pesquisa dizem respeito a temas etnográficos de política, economia, engenharia, ciência, tecnologia, matemática e filosofia, o que resulta na produção de trajetórias históricas de uso da palavra ao longo do tempo.
A visualização intitulada “Hydrosphere Hyperwall” foi criada a partir de dados obtidos sobre os oceanos que são apresentados com cores que representam a temperatura das águas. Dados de mapas ECCO2 da NASA foram entrelaçados com setas direcionais que especificam a direção do vento e vetores que representam bóias, flutuadores de carga, navios de pesquisa, planadores de onda, criaturas do mar e estações de pesquisa.
Outra visualização de destaque é a “Human Connectome”, um mapa morfológico do cérebro humano gerado com 40 vezes o tamanho da mente humana. Esta visualização consiste em milhões de fibras multi-coloridas e substâncias brancas que foram capturadas em imagens através de difusão, ressonâncias magnéticas e descrições estruturais da mente humana. Este mapa 3D da mente humana permite se visualizar a dinâmica cerebral nas conexões neutrais humanas em uma escala “ultra-macro”, bem como a escala das células infinitesimais.